Imagen del Post

Sistema de Monitoramento da Exploração Madeireira (Simex): Mapeamento da exploração madeireira em Rondônia – Agosto 2023 a Julho 2024

18/12/25
Compartir el artículo:

Vários autores. Sistema de Monitoramento da Exploração Madeireira (Simex): Mapeamento da exploração madeireira em Rondônia – Agosto 2023 a Julho 2024. Belém: Imazon, Imaflora e ICV.

As análises revelaram que entre agosto de 2023 e julho de 2024 um total de 26.262 hectares de floresta tiveram exploração madeireira no estado de Rondônia. A área mapeada esse ano foi pelo menos 16% maior do que a verificada no ano anterior (22.706 hectares). Foi observado que 79% (20.816 hectares) da exploração mapeada no estado apresentaram algum tipo de autorização para a operação e 21% (5.446 hectares) não foram autorizadas. A área explorada ilegalmente foi 35% menor do que a registrada no ano anterior. A maior parte da exploração não autorizada ocorreu em imóveis rurais cadastrados (37%), seguido por Unidades de Conservação (26%), Terras Indígenas (23%), Terras não destinadas (7%) e Assentamentos rurais (7%).

AVALIAÇÃO DA LEGALIDADE

Para avaliar a legalidade das explorações de madeira mapeadas no Estado de Rondônia foram utilizados dados abertos do Sinaflor, a partir da Plataforma de Análise e Monitoramento Geoespacial da Informação Ambiental – Pamgia, e dados dos Planos de Manejo Florestal Sustentável e Autorizações de Exploração Florestal (Autex) disponibilizados pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental – SEDAM/RO. Para cada extração madeireira mapeada, foi verificada a existência da licença para operação e a validade da mesma.

Baixe o estudo completo aqui

Comentarios

Este site foi desenvolvido pela NOTABC