We can't find the internet
Attempting to reconnect
Something went wrong!
Hang in there while we get back on track
Imazon participa de contação de histórias sobre meio ambiente para crianças da Vila da Barca
Atividade, realizada em parceria com o projeto Barca Literária, reuniu cerca de 30 participantes e reforçou a importância da educação ambiental desde a infância
18/04/26
O Imazon participou de uma atividade de contação de histórias voltada para crianças da comunidade da Vila da Barca, em Belém. A ação foi realizada em parceria com o projeto Barca Literária e reuniu cerca de 30 jovens em um momento de aprendizado, troca e sensibilização sobre a importância da preservação ambiental.
Durante a atividade, o livro “Era Uma Vez Um Riacho…” foi lido coletivamente. A obra aborda temas como a conservação da natureza e o papel da juventude na proteção dos recursos naturais, dialogando diretamente com a realidade vivida pelas crianças da localidade, que está sobre áreas de rio e enfrenta desafios relacionados à vulnerabilidade socioambiental.
Após a leitura, os participantes foram convidados a expressar sua criatividade por meio de uma atividade de pintura com o tema “como eu protejo meu rio”. A proposta estimulou a criatividade e incentivou a reflexão sobre atitudes cotidianas que contribuem para a preservação dos rios e da natureza.
“A gente trouxe a literatura para dentro do território para que possamos alcançar mais pessoas da comunidade através de uma educação libertadora e crítica. Então é essencial sermos multiplicadores, principalmente com as crianças e adolescentes, trabalhando com eles o uso da voz, a valorização da nossa cultura e de defender o nosso rio”, explica Gisele Mendes, fundadora da Barca Literária.
A iniciativa reforça o trabalho da educação ambiental desde cedo, especialmente em contextos onde os impactos socioambientais fazem parte do dia a dia. A jornalista do Imazon Fernanda da Costa destaca que, ao envolver crianças em atividades lúdicas e educativas, é possível fortalecer o senso de pertencimento e responsabilidade em relação ao meio ambiente, além de contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes.
“Acreditamos que a educação ambiental começa com o diálogo e com a escuta. Estar na Vila da Barca, compartilhando histórias e aprendendo com as crianças, é uma forma de construir juntos um futuro mais sustentável”, afirma Fernanda.
PT
ES
EN