Imagen del Post

Desafios e oportunidades para a proteção, conservação e manejo de áreas úmidas do bioma Amazônia

23/01/26
Compartir el artículo:
TítuloDesafios e oportunidades para a proteção, conservação e manejo de áreas úmidas do bioma Amazônia 
AutoresCarlos Souza Jr. 
Suelma Ribeiro Silva 
Lucimara W. Schirmbeck 
Júlia Ribeiro 
Bruno Ferreira 
Ives Brandão 
Cícero Augusto
Ano de publicação2026
Meio de publicaçãoInstituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon)
ISBN978-65-89617-26-6

Destaques

• O Brasil já dispõe de um sistema de classificação de áreas úmidas, mas precisa investir em inventário, mapeamento, monitoramento, e em políticas de gestão e conservação desses ecossistemas.
• Com a maior reserva de água doce do planeta, o bioma Amazônia  também possui a maior extensão de áreas úmidas. No entanto,  essas áreas estão sob forte pressão antrópica causada pelo desmatamento, garimpo, extração de madeira, construção de represas  e por eventos climáticos extremos, como secas prolongadas.
• Grande parte das áreas úmidas da Amazônia está localizada em Áreas Protegidas e em Sítios Ramsar. Poucas delas possuem planos de manejo e de conservação.
• Os prejuízos econômicos e sociais, assim como os impactos ne gativos na fauna e flora, decorrentes da degradação e perda de áreas úmidas, ainda não foram contabilizados. Para isso, é pre ciso implementar planos de conservação e manejo, estabelecer um sistema de monitoramento e desenvolver uma estratégia ampla de comunicação para valorizar e proteger esse imenso patrimônio nacional.
• As áreas úmidas do bioma Amazônia estão sob alto risco de atin gir o ponto de não retorno (tipping point), o que desencadearia um intenso estresse hídrico na região e a liberação de grandes estoques de carbono. As consequências negativas para o Brasil e o mundo seriam catastróficas, impactando a saúde e o bem-estar das populações, a economia do país e a biodiversidade.

Baixe o estudo completo aqui

Comentarios

Este site foi desenvolvido pela NOTABC