Formação terá como professores pesquisadores que atuam há mais de 30 anos com o tema de desenvolvimento sustentável da Amazônia
O projeto Amazônia 2030 abre as inscrições para a 2ª edição do curso de extensão Amazônia 2030: bases para o desenvolvimento sustentável. As inscrições vão até o dia 20 de dezembro de 2024 e podem ser feitas neste link . A formação será realizada em formato híbrido, com aulas presenciais e remotas, e também contará com bolsas de incentivo para pessoas da Amazônia.
O curso tem como objetivo capacitar os participantes a atuarem no desenvolvimento socioambiental da região, promovendo um aprendizado colaborativo e fortalecendo uma comunidade de líderes regionais. A formação terá como professores pesquisadores que atuam há mais de 30 anos com o tema de desenvolvimento sustentável da Amazônia.
Público-Alvo
Destinado a profissionais que atuam na Amazônia ou que desejam contribuir para o desenvolvimento sustentável da região, o curso busca participantes como:
- Servidores públicos federais, estaduais e municipais;
- Executivos e técnicos de empresas privadas com atuação na Amazônia;
- Coordenadores técnicos de ONGs socioambientais;
- Pesquisadores e acadêmicos;
- Comunicadores interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre a Amazônia.
Metodologia e agenda
A aula inaugural será realizada presencialmente em Manaus (AM), nos dias 14 e 15/03/25. Depois, serão realizadas 10 aulas virtuais síncronas às terças-feiras, entre 25/03 e 27/05, sempre das 19h às 20h30, via plataforma Zoom. Já o encontro de formatura será realizado em Belém (PA), nos dias 30 e 31/05.
Bolsas e apoio financeiro
Para garantir a participação de uma turma diversificada, o projeto Amazônia 2030 oferecerá bolsas de estudo e auxílio-transporte. Os interessados podem solicitar esses apoios no formulário de inscrição. As bolsas poderão cobrir parte ou a totalidade do valor do curso, enquanto o auxílio-transporte é destinado a estudantes de fora de Manaus e de Belém.
Investimento e inscrições
O valor total do curso é de R$ 4 mil, com possibilidade de pagamento parcelado. As inscrições vão até o dia 20 de dezembro de 2024, e a seleção será feita pela coordenação do curso com base nas informações fornecidas pelos candidatos. Os selecionados serão notificados a partir do dia 15 de janeiro de 2025, e deverão efetuar a matrícula até 25 de janeiro de 2025.
Certificado
Os participantes que cumprirem os critérios de frequência (mínimo de 75%) e aproveitamento receberão um certificado emitido pelo Amazônia 2030.
Para mais informações e inscrições, acesse amazonia2030.org.br.
Sobre o Amazônia 2030
O Amazônia 2030 é uma iniciativa conjunta do Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) e do Centro de Empreendedorismo da Amazônia, em parceria com a Climate Policy Initiative (CPI) e o Departamento de Economia da PUC-Rio, conduzida por pesquisadores brasileiros para desenvolver um plano de ações para a Amazônia. Seu objetivo é apontar caminhos para que a região dê um salto de desenvolvimento econômico e humano, mantendo a floresta em pé, nos próximos dez anos.