luciano 2 1024x599 - “Domingão com Huck” é gravado no Norte do Pará com apoio do Imazon
O apresentador Luciano Huck em Cachoeira Porteira, entrevistando os moradores.

 

Para conhecer as histórias das populações que protegem a floresta na região Norte do Pará, o apresentador da Rede Globo Luciano Huck esteve no território quilombola Cachoeira Porteira e na aldeia Tauanã, em Oriximiná, para gravações do programa “Domingão com Huck“. As filmagens foram realizadas com apoio do Imazon durante os dias 19 e 22 de outubro. 

O programa vai ao ar no dia 21 de novembro e contará a história do quilombola maranhense Raimundo Leite,  que é fundador da TV Quilombo. Ele nasceu no Quilombo Rampa, localizado a 172 quilômetros de São Luís, capital maranhense.

No Pará, Huck e Raimundo entrevistaram moradores que contaram a história da formação dos quilombos de Oriximiná, bem como sua maneira de utilizar a floresta de forma sustentável. Indígenas da aldeia Tauanã, na Terra Indígena Kaxuyana-Tunayana, também relataram como usam e cuidam do maior bloco de áreas protegidas do mundo. O Imazon colaborou com suporte logístico e acompanhou todos os passos do apresentador, que teve ao seu lado a pesquisadora Jakeline Pereira como guia.

5439C612 0AF8 477B A2FB 738203C84C8D 240x300 - “Domingão com Huck” é gravado no Norte do Pará com apoio do Imazon
A pesquisadora do Imazon Jakeline Pereira e o quilomola Raimundo Leite, do Maranhão.

Huck foi até o Norte do Pará também para mostrar que preservar a floresta amazônica é garantir a manutenção do equilíbrio climático global, já que a região abriga um bloco de áreas protegidas com 22 milhões de hectares. Conservação que impacta diretamente na redução das emissões de gases do efeito estufa e garante, por exemplo, a manutenção do regime de chuvas no Sul e no Sudeste.

“Luciano foi conhecer esse bloco, ver que temos uma área preservada e que os povos da floresta são fundamentais para manter viva a Amazônia”, relata a pesquisadora.

Em vídeo para as redes sociais feito numa das cachoeiras do rio Trombetas, o apresentador destacou que a região foi uma das mais bonitas que ele já visitou em toda a vida.  

Todas as pessoas envolvidas na gravação já estão vacinadas e foram testadas antes de viajar ao Pará.

 

luciano scaled - “Domingão com Huck” é gravado no Norte do Pará com apoio do Imazon
Luciano e Raimundo na aldeia Taunã.

 


Leia também:

APÓS DIGITAR O TEXTO, PRESSIONE ENTER PARA COMEÇAR A PESQUISAR