Em 2025, o Imazon completará 35 anos de história. São três décadas e meia de pesquisas científicas e trabalhos de campo para buscar soluções sustentáveis para os problemas socioambientais da Amazônia, a partir da Amazônia.

Screenshot 20250127 154013 TapScanner 300x195 - Imazon completará 35 anos em 2025
Foto: Acervo Imazon

 

O instituto foi fundado em 10 de julho de 1990 em Belém, no Pará, devido à escassez de pesquisas sobre os impactos do uso dos recursos naturais da região. No final dos anos 80, o desmatamento acelerado, as queimadas, a exploração predatória de madeira e a proliferação dos garimpos de ouro exerciam grande pressão ambiental e social sobre a região. E as imagens dessas destruições começaram a ganhar destaque nacional e internacional.

Mas a ausência de informações científicas sobre essas atividades enfraquecia o debate e as alternativas para uma Amazônia sustentável e socioambientalmente justa. Por isso, desde a sua criação, o Imazon buscou formar profissionais aptos a estudar a região de maneira multidisciplinar e a reportar os resultados de forma didática e estratégica para os tomadores de decisão.

Com mais de mil trabalhos publicados, ajudamos a orientar políticas públicas importantes para o desenvolvimento sustentável da região. Entre as principais estão a implementação do manejo florestal, a criação de áreas protegidas, os programas de redução do desmatamento e de restauração de paisagens, a maior fiscalização da cadeia da pecuária e a melhoria nos sistemas de Justiça para responsabilização pelos crimes ambientais.

Além disso, também criamos metodologias de avaliação da efetividade de políticas públicas para a Amazônia, como sistemas de monitoramento por imagens de satélite e o Índice de Progresso Social, o IPS, que mede a qualidade de vida nos municípios.

Acesse imazon.org.br para conhecer mais sobre a nossa história, as pesquisas e os trabalhos de campo.

 

 


Leia também:

APÓS DIGITAR O TEXTO, PRESSIONE ENTER PARA COMEÇAR A PESQUISAR