O Parque Estadual do Utinga, em Belém, recebe no neste domingo (18) a exposição artística “Conecte-se com a natureza – Áreas Protegidas do Pará. A ação é coordenada pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) e o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-Bio).

A mostra reúne fotografias de Rafael Araújo, Fabíola Tuma, Helly Pamplona, Brenda Brito, Kleber José Junior, Denys Pereira, Adriano Gambarini, Márcio Nagano, Gabriel Sousa Jr, Socorro Almeida, além de imagens do acervo do Idelfor-Bio, com curadoria de Desiree Giusti.

Os registros retratam Unidades de Conservação de todo o Pará. Da região da Calha Norte, fotos da Estação Ecológica Grão-Pará, Flota de Faro, Flota do Trombetas, Parque Estadual de Monte Alegre e a Área de Proteção Ambiental Jará. Da Região Metropolitana, serão expostas imagens do Parque Estadual do Utinga e da APA da Ilha do Combu. Os visitantes também poderão conferir as belezas do Refúgio de Vida Silvestre Tabuleiro do Embaubal, no Xingu, da APA do Marajó e do Parque Estadual Charapucu, localizado no nordeste do estado. A APA Algodoal-Maiandeua, a APA Araguaia e a APA do Lago de Tucuruí também estarão presentes com os mais belos registros feitos por fotógrafos da região.

“Essa campanha tem o objetivo de fazer com que as pessoas possam saber o que é uma Unidade de Conservação, sensibilizando-se para protegê-las e usá-las conscientemente. É uma campanha nacional e este ano, devido à pandemia, a gente trouxe a fotografia como o contato mais próximo das pessoas com as Áreas Protegidas”, contou Jakeline Pereira, pesquisadora do Imazon e coordenadora do projeto.

Clique aqui e leia a reportagem completa no portal G1 Pará.


Leia também:

APÓS DIGITAR O TEXTO, PRESSIONE ENTER PARA COMEÇAR A PESQUISAR