IMG 20250204 WA0005 1 300x232 - Pesquisador do Imazon palestra em evento do Ministério das Relações Exteriores
Pesquisador Carlos Souza Jr. apresentando a plataforma PrevisIA em Brasília. Foto: Imazon

 

Com o objetivo de discutir como a inteligência artificial pode contribuir no enfrentamento das mudanças climáticas no Brasil e no mundo, o Ministério das Relações Exteriores, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e a Fundação Alexandre de Gusmão, realizaram, na última semana, o seminário internacional “Inteligência Artificial e Mudança do Clima: tecnologia a favor do desenvolvimento sustentável e de uma transição justa”, em Brasília.

O pesquisador do Imazon, Carlos Souza Jr., foi um dos convidados para palestrar no evento. Na ocasião, ele apresentou a plataforma de inteligência artificial PrevisIA, ferramenta que prevê áreas sob risco de desmatamento na Amazônia, utilizando um conjunto de variáveis, como a presença de estradas legais e ilegais, o desmatamento já ocorrido, as classes de territórios, a distância de áreas protegidas, os rios, a topografia, a infraestrutura urbana e informações socioeconômicas.

A PrevisIA se antecipa à derrubada e pode fornecer dados para que governos e órgãos de fiscalização atuem nos territórios pressionados, prevenindo o desmatamento e, assim, colaborando para a mitigação das emissões de gases que são consequências dessa prática e contribuem para as mudanças climáticas.

Confira a transmissão completa do evento aqui.


Leia também:

APÓS DIGITAR O TEXTO, PRESSIONE ENTER PARA COMEÇAR A PESQUISAR