Ação ocorreu na APA Jará, em Juruti, e também marcou o lançamento do Plano de Manejo da unidade de conservação

IMG 7329 scaled - Soltura de 4 mil filhotes de tartarugas amazônicas emociona paraenses
Este foi o maior número de animais devolvidos à natureza em 10 anos de projeto (Foto: Imazon)

 

Os moradores de uma unidade de conservação do Pará receberam centenas de visitantes neste sábado (11) para um momento emocionante: soltar cerca de 4 mil filhotes de tartarugas amazônicas à natureza, o maior número em 10 anos de projeto. A ação ambiental ocorreu na Área de Proteção Ambiental (APA) Jará, em Juruti, no Oeste do estado. Além disso, neste ano ganhou ainda mais relevância, pois marcou o lançamento do Plano de Manejo do território, documento que orienta como cuidar, usar e desenvolver o local de forma sustentável.

Os animais foram soltos após meses de trabalho que envolveram coletar os ovos, deixá-los em uma chocadeira artificial construída pela própria comunidade e, após o nascimento, cuidar para que os filhotes se desenvolvessem em tanques com água até atingir o tamanho necessário para voltar à natureza com mais segurança. Dos quase 4.740 ovos coletados, os moradores da APA soltaram 3.950 filhotes, o que foi considerado uma vitória.

IMG 7352 scaled - Soltura de 4 mil filhotes de tartarugas amazônicas emociona paraenses
Aproximadamente 700 pessoas participaram do evento (Foto: Imazon)


A soltura ocorreu no lago Tucunaré durante um evento aberto ao público, que reuniu aproximadamente 700 pessoas. Entre eles, estava a artesã Gelúcia Silva, que levou os filhos de 8 e 10 anos para participar da ação. “É uma oportunidade de mostrar às crianças de forma prática a preservação dos animais. Eu aprendi isso com os meus pais e, agora, estou multiplicando esses conhecimentos para que, no futuro, eles vejam que os antepassados também tiveram o cuidado com a fauna amazônica”, relata.

O momento foi histórico para os moradores da APA, que começaram soltando 212 filhotes em 2013, quando o projeto Manejo de Quelônios começou no local. O fato foi relembrado com carinho pelo coordenador da iniciativa, Jorge Simão. “É emocionante ver o quanto o projeto cresceu. Isso representa muita dedicação, muito trabalho. É o esforço da comunidade e de muitos órgãos e instituições que nos apoiam”, comemora.

IMG 6208 scaled - Soltura de 4 mil filhotes de tartarugas amazônicas emociona paraenses
Crianças aprenderam na prática sobre a preservação dos quelônios (Foto: Imazon)


Lançamento do Plano de Manejo

Durante o evento, também foi lançado o Plano de Manejo da APA Jará. O documento que conta a história do território, explica suas características e estabelece como ele pode ser conservado, usado e desenvolvido de forma sustentável, incluindo um plano de ação até 2026.

“Ele foi construído coletivamente e com muito diálogo entre o poder público, instituições da sociedade civil e do setor privado e dos moradores da unidade de conservação e do município. Processo necessário para que esse plano de ação até 2026 reúna desde o cumprimento à legislação ambiental até o atendimento de demandas dos moradores e a implementação de projetos de desenvolvimento, como iniciativas de turismo”, explica Regiane Villanova, pesquisadora do Imazon e uma das autoras do Plano de Manejo.

De acordo com a secretária de Meio Ambiente de Juruti, Nayme Lopes, o documento é importantíssimo para nortear o poder público em relação à gestão da área, que por ser uma unidade de conservação municipal cabe à prefeitura. 

Já o morador da APA Júlio Vasquez destaca que o Plano de Manejo também é importante para orientar sobre o uso sustentável dos recursos naturais pelas próprias comunidades residentes e do entorno. “Participamos intensamente da construção do documento não só para a melhoria da nossa área, mas também de todo o município”, afirma.

O Plano de Manejo da APA Jará é fruto de uma parceria entre a prefeitura, o Imazon e a Alcoa Foundation.

 

Baixe aqui o Plano de Manejo da APA Jará


Leia também:

APÓS DIGITAR O TEXTO, PRESSIONE ENTER PARA COMEÇAR A PESQUISAR