30 ANOS PROMOVENDO CONSERVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA AMAZÔNIA

O IMAZON

Quem Somos

O Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia) é uma instituição brasileira de pesquisa que tem como missão promover conservação e desenvolvimento sustentável na Amazônia. Somos uma organização dedicada à pesquisa e busca por soluções para os problemas de uso e conservação dos recursos naturais da Amazônia.

Em 30 anos de existência, o Imazon publicou aproximadamente 700 trabalhos técnicos veiculados como artigos em revistas científicas internacionais, assim como mais de 100 livros e livretos que servem de apoio para tomadas de decisões por parte do poder público, setor privado e sociedade civil.

O que fazemos

MONITORAMENTO

Toda expertise em pesquisas e monitoramento da Amazônia nos coloca em uma posição de liderança global de dados e tecnologias que servem de referência para várias organizações ao redor do mundo. O Imazon trabalha baseado em três pilares: rigor científico, abordagem empírica e busca de soluções. Essa metodologia é tão eficaz e consistente que serviu de modelo para que outras instituições mapeassem os demais biomas do Brasil e do mundo, e até mesmo para a criação da plataforma Google Earth Engine.

Desde 2008 o Imazon divulga mensalmente o Boletim do Desmatamento (SAD), publicação que apresenta dados independentes e transparentes sobre o desmatamento e degradação da Amazônia Legal, utilizando a mais alta tecnologia para orientar mudanças de comportamento que resultem em reduções significativas da destruição das florestas em prol de um desenvolvimento sustentável.

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Nós defendemos modelos de desenvolvimento sustentável na Região Amazônica que possam gerar renda e empregos, respeitando os recursos naturais insubstituíveis. Esses modelos são levados para diversas comunidades locais e também aos órgãos públicos.

Confira alguns desses programas: Municípios VerdesTerritórios SustentáveisFloresta para SempreAgentes Ambientais Comunitários.

ATIVIDADES ECONÔMICAS

O Imazon respeita, valoriza e incentiva o uso sustentável das riquezas florestais. Alguns de nossos projetos atuam diretamente em capacitar para práticas sustentáveis de agricultura e extração das riquezas, além de promover também ações de reflorestamento, com treinamento para agentes ambientais e comunidades locais.

Como parte dessa atuação, divulgamos semanalmente a Tabela de Preços de Produtos da Floresta.

APOIO À GESTÃO PÚBLICA

Entendendo a importância da gestão pública para o desenvolvimento sustentável da Amazônia, o Imazon apoia o fortalecimento dos órgãos ambientais em municípios com desmatamento crítico. Nos últimos 10 anos o Imazon já capacitou 700 técnicos de Secretarias Municipais que receberam aprendizado na prática sobre os melhores procedimentos para a fiscalização, denúncia e notificação de atividades poluidoras.

APÓS DIGITAR O TEXTO, PRESSIONE ENTER PARA COMEÇAR A PESQUISAR