Preços de Produtos da Floresta

Preços de Produtos da Floresta

PFNMs header2019 - Preços de Produtos da Floresta

Confira aqui:

  • Preços de Produtos da Floresta
  • Bancos de dados anuais (a partir de 2009)
  • Histórico da iniciativa
  • Publicações

 

Preços de Produtos da Floresta (tabela quinzenal)

A tabela a seguir lista os preços ao consumidor de produtos de origem (agro)florestal, com foco em frutos, amêndoas, polpas, óleos, resinas e mel de abelha.  Os preços são coletados quinzenalmente nas principais feiras, mercados e/ou portos dos municípios incluídos na tabela.  A tabela inclui o menor e o maior preço de cada produto ou o preço único encontrado, quando não há variação.
PFNM tabela site 4 - Preços de Produtos da Floresta

Fonte:

IMAZON. 2019. Preços de Produtos da Floresta – 2ª quinzena de junho/2019. Disponível em: https://imazon.org.br/publicacoes/precos-de-produtos-da-floresta/ 

Baixe a aqui a tabela

 

Banco de Dados Anuais

A partir das tabelas quinzenais de preços de produtos de origem (agro)florestal foram consolidados os bancos de dados anuais, que trazem as médias mensais de preços por produto e por município.

Ressalta-se que durante os anos de 2009 a 2018 os preços ao consumidor foram coletados semanalmente nas principais feiras, mercados e/ou portos dos municípios participantes da pesquisa, porém, como os preços não variavam muito entre semanas consecutivas, a partir de 2019 as coletas de preços passaram a ser quinzenais.

Clique para acessar:

Bancos de dados 2009 a 2018

 

Histórico da Iniciativa

Objetivo:desde 2008 o Imazon coleta e divulga preços de produtos florestais não madeireiros (PFNM), com o objetivo de oferecer informações atualizadas ao produtor (agro)extrativista que vive e depende da floresta, para que ele consiga negociar melhor seus produtos e valorizar cada vez mais a floresta em pé.

Abrangência:atualmente, cinco municípios amazônicos participam dessa iniciativa, sendo eles: Altamira, Belém, Breves e Gurupá, no Pará, e Santana, no Amapá.  A coleta de preços em Belém é realizada pelo Imazon, que também recebe e sistematiza os dados enviados por colaboradores voluntários dos outros municípios.

Divulgação:além desta divulgação na página do Imazon, os preços de produtos florestais são divulgados em primeira mão no programa Clube no Campo, todos os domingos, entre 7 e 9 horas, por meio de uma parceria com a Rádio Clube AM do Pará.

Equipe Imazon:

  • Paulo Amaral – Pesquisador Associado;
  • Andréia Pinto – Pesquisadora Adjunta;
  • Lucas Nascimento Figueiredo – Técnico.

 

Colaboradores:

  • Altamira/PA: Prof. Marlon Costa de Menezes e seus alunos, UFPA/Campus de Altamira – Faculdade de Engenharia Florestal;
  • Belém/PA:

– Secon – Secretaria Municipal de Economia de Belém-PA.

– Marivaldo Ferreira (Associação dos Batedores de Açaí de Belém);

– Erveiros(as) do Setor de Produtos Medicinais da Feira do Ver-o-Peso e demais comerciantes;

– Comerciantes da Feira da 25 de Setembro.

  • Breves/PA: Simião Vasconcelos.
  • Gurupá/PA: Elissandro Soares.
  • Santana/AP: Izabel Brilhante.

 

Veja mais publicações no tema: