Moura, R., Pereira, J., Pereira, D., Bandeira, L., Medeiros, M. 2019. Relatório de viabilidade técnica para a criação de Unidade de Conservação no município de Juruti (PA). Belém: Imazon.

No final de 2018, a prefeitura de Juruti solicitou apoio técnico do Imazon para a criação de um “uma unidade de conservação/parque” na área de influência do lago Jará. Para realizar esse projeto técnico, o Imazon solicitou e obteve, em outubro de 2018, apoio financeiro da Alcoa Foundation, para implementar os procedimentos necessários a criação da Unidade de Conservação. Em janeiro de 2019, o Imazon iniciou as atividades reunindo-se com técnicos e tomadores de decisão da administração pública local para a definição da área de estudo, denominada neste documento como Área Pretendida.

Posteriormente, o instituto reuniu as expertises de uma equipe multidisciplinar para coleta e análise de dados primários e secundários de uma área de 4.850,41 hectares, localizada próximo a zona urbana do município de Juruti, Estado do Pará. Essas e outras atividades virão fazem parte do processo de criação de Unidades de Conservação, definido pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC).

Esses dados subsidiaram a elaboração deste Estudo de Viabilidade Técnica contendo os Diagnósticos da Paisagem, Meio Físico, Biodiversidade e Socioeconômico. O documento também oferece recomendações técnicas para a tomada de decisão, por parte do poder público local e sociedade civil local, para criação de uma Unidade de Conservação, conforme preconizado no Sistema Nacional de Unidade de Conservação.

Acesse o documento aqui.


Leia também:

APÓS DIGITAR O TEXTO, PRESSIONE ENTER PARA COMEÇAR A PESQUISAR