Vários autores. 2021. Sistema de Monitoramento da Exploração Madeireira (Simex): Mapeamento da exploração madeireira em Mato Grosso – Agosto 2019 a Julho 2020 (p. 1). Belém: Imazon, Idesam, Imaflora e ICV.

A área de exploração madeireira em Mato Grosso entre agosto de 2019 e julho de 2020 foi de 234.290 hectares. Essa área representa metade do total de áreas exploradas para fins madeireiros na Amazônia nesse período. Acesse aqui o infográfico de todo bioma.

Em Mato Grosso, a maior parte da exploração (62%) foi feita de forma legal, ou seja, com autorização válida e dentro da área autorizada. Da área total explorada ilegalmente em 2020, 70% se deu em imóveis rurais já cadastrados no órgão ambiental. Os dez municípios com maior área explorada ilegalmente no período representam 67% de toda a extração ilegal.

Simex MT Agosto2019 Julho2020 - Sistema de Monitoramento da Exploração Madeireira (Simex): Mapeamento da exploração madeireira em Mato Grosso – Agosto 2019 a Julho 2020

AVALIAÇÃO DA LEGALIDADE

A partir da identificação e mapeamento da exploração madeireira, avaliamos a legalidade comparando a área de exploração mapeada com as Autorizações de Exploração Florestal (Autex e AEF) válidas emitidas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema/MT). Essas bases de dados estão disponíveis publicamente no Portal de Transparência e no Sistema Integrado de Monitoramento e Licenciamento Ambiental (Simlam), ambos geridos pelo órgão estadual. Tanto o mapeamento quanto a validação da legalidade checada foram realizados em cooperação técnica entre o Instituto Centro de Vida (ICV) e a Coordenadoria de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (CGMA) da Sema/MT.

Clique aqui para ver a publicação


Leia também:

APÓS DIGITAR O TEXTO, PRESSIONE ENTER PARA COMEÇAR A PESQUISAR