Vários autores. 2021. Sistema de Monitoramento da Exploração Madeireira (Simex): Mapeamento da exploração madeireira em Rondônia – Agosto 2019 a Julho 2020 (p. 1). Belém: Imazon, Idesam, Imaflora e ICV.

As análises revelaram que entre agosto de 2019 e julho de 2020 um total de 69.794 hectares de floresta tiveram exploração de madeira no estado de Rondônia. Desse valor, pelo menos 5.814 hectares ocorreram de forma não autorizada em áreas públicas como Unidades de Conservação de Proteção Integral e Terras Indígenas. Devido ao formato dos dados disponibilizados e à carência de determinadas informações, não foi possível realizar uma análise completa sobre o total das explorações florestais autorizadas e não autorizadas. Em relação à área total com exploração madeireira na Amazônia, no mesmo período, Rondônia ficou em 3º lugar, com 15%. Acesse aqui o infográfico do Bioma.

Simex RO Agosto2019 Julho2020 - Sistema de Monitoramento da Exploração Madeireira (Simex): Mapeamento da exploração madeireira em Rondônia – Agosto 2019 a Julho 2020

ESTIMATIVAS SOBRE PRODUÇÃO DE MADEIRA

As estimativas de produção de madeira em tora apresentadas neste estudo foram geradas a partir dos dados do sistema DOF-Sinaflor disponíveis na plataforma Timberflow. Esta plataforma, desenvolvida pelo Imaflora, tem o intuito de disponibilizar, analisar e gerar informação qualificada a partir dos bancos de dados dos sistemas de controle florestais oficiais do Brasil.

AVALIAÇÃO DA LEGALIDADE

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – SEDAM/RO disponibilizou parcialmente dados de autorizações de exploração florestal e das áreas de manejo florestal (AMF). No entanto, esses dados não foram suficientes e não apresentaram os formatos necessários para a concretização da análise de legalidade até o lançamento do presente estudo. Futuramente, a partir da disponibilização completa dos dados, poderá ser realizada a verificação da legalidade das explorações florestais para o estado de Rondônia.

Clique aqui para ver a publicação


Leia também:

APÓS DIGITAR O TEXTO, PRESSIONE ENTER PARA COMEÇAR A PESQUISAR