Vários autores. 2021. Sistema de Monitoramento da Exploração Madeireira (Simex): Mapeamento da exploração madeireira em Rondônia – Agosto 2019 a Julho 2020 (p. 1). Belém: Imazon, Idesam, Imaflora e ICV.

As análises revelaram que, entre agosto de 2019 e julho de 2020, um total de 68.729 hectares de floresta tiveram exploração de madeira no estado de Rondônia. Desse valor, pelo menos 4.749 ocorreram de forma não autorizada em áreas públicas como Unidades de Conservação de Proteção Integral e Terras Indígenas. Devido ao formato dos dados disponibilizados e à carência de determinadas informações, não foi possível realizar uma análise completa sobre o total das explorações florestais autorizadas e não autorizadas. Em relação à área total com exploração madeireira na Amazônia, no mesmo período, Rondônia ficou em 3º lugar, com 14,8 %. Acesse aqui o infográfico do bioma.

Simex Rondonia Agosto2019 Julho2020 Errata scaled - Sistema de Monitoramento da Exploração Madeireira (Simex): Mapeamento da exploração madeireira em Rondônia – Agosto 2019 a Julho 2020

ESTIMATIVAS SOBRE PRODUÇÃO DE MADEIRA

As estimativas de produção de madeira em tora apresentadas neste estudo foram geradas a partir dos dados do sistema DOF-Sinaflor disponíveis na plataforma Timberflow. Esta plataforma, desenvolvida pelo Imaflora, tem o intuito de disponibilizar, analisar e gerar informação qualificada a partir dos bancos de dados dos sistemas de controle florestais oficiais do Brasil.

AVALIAÇÃO DA LEGALIDADE

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – SEDAM/RO disponibilizou parcialmente dados de autorizações de exploração florestal e das áreas de manejo florestal (AMF). No entanto, esses dados não foram suficientes e não apresentaram os formatos necessários para a concretização da análise de legalidade até o lançamento do presente estudo. Futuramente, a partir da disponibilização completa dos dados, poderá ser realizada a verificação da legalidade das explorações florestais para o estado de Rondônia.

Clique aqui para ver a publicação

__________

*ERRATA: A primeira versão deste infográfico, publicada em 19/10/2021, atribuiu equivocadamente que a área de exploração madeireira para a Terra Indígena Rio Omerê entre agosto de 2019 e julho 2020 foi de 1.065 hectares. Após análises aprofundadas, foi concluído o equívoco na vetorização da exploração madeireira na Terra Indígena em questão. Com isso, a área total de exploração em Terras Indígenas de Rondônia passou de 3.308 para 2.243 hectares.


Leia também:

APÓS DIGITAR O TEXTO, PRESSIONE ENTER PARA COMEÇAR A PESQUISAR