Vários autores. 2022. Sistema de Monitoramento da Exploração Madeireira (Simex): Mapeamento da exploração madeireira em Rondônia – Agosto 2020 a Julho 2021. Belém: Imazon, Idesam, Imaflora e ICV.

As análises revelaram que entre agosto de 2020 e julho de 2021 um total de 16.377 hectares de floresta tiveram exploração de madeira no estado de Rondônia. A área mapeada esse ano foi pelo menos 4 vezes menor do que a verificada no ano passado (68.729 hectares em 2019/2020). De forma inédita, foi possível distinguir a exploração autorizada da não autorizada, e foi verificado que 88% (14.361 hectares) das explorações madeireiras estavam autorizadas e 12% (2.015 hectares) não possuíam licença, ou seja, não estavam autorizadas. 98% das explorações não autorizadas ocorreram em imóveis rurais cadastrados e estavam concentradas em apenas 5 municípios (Chupinguaia, Pimenta Bueno, Machadinho D’Oeste, Porto Velho e Corumbiara ). Não foram encontradas explorações em áreas restritas como Unidades de Conservação de Proteção Integral e Terras Indígenas.

AVALIAÇÃO DA LEGALIDADE

Para avaliar a legalidade das explorações de madeira mapeadas no Estado de Rondônia foram utilizados dados abertos do Sinaflor, a partir do Sistema Compartilhado de Informações Ambientais (Siscom) e dados dos Planos de Manejo Florestal Sustentável e Autorizações de Exploração Florestal (Autex) disponibilizados pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental – SEDAM RO. Para cada extração madeireira mapeada, foi verificada a existência da licença para operação e a validade da mesma.

Simex Rondonia Agosto 2021 a Julho 2021 IMAGEM scaled - Sistema de Monitoramento da Exploração Madeireira (Simex): Mapeamento da exploração madeireira em Rondônia – Agosto 2020 a Julho 2021

Clique aqui para baixar o infográfico


Leia também:

APÓS DIGITAR O TEXTO, PRESSIONE ENTER PARA COMEÇAR A PESQUISAR