Vários autores. 2021. Sistema de Monitoramento da Exploração Madeireira (Simex): Mapeamento da exploração madeireira em Roraima – Agosto 2019 a Julho 2020 (p. 1). Belém: Imazon, Idesam, Imaflora e ICV.

As análises revelaram que entre agosto de 2019 e julho de 2020 um total de 9.458 hectares de florestas tiveram exploração de madeira no estado de Roraima. Desse valor, 4.241 hectares ocorreram de forma autorizada pela Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado de Roraima (FEMARH – RR), divididos em 4.117 hectares em áreas de Plano de Manejo Florestal Sustentável e 124 hectares em áreas de Uso Alternativo do Solo.

O total de extração não autorizada foi de 5.217 hectares, sendo que, 2.955 hectares estão localizados em imóveis cadastrados, 717 hectares dentro de Projetos de Assentamento, 163 hectares dentro de Área Indígenas, 19 hectares em Unidade de Conservação, 25 hectares em terras não destinadas e restante 1.338 hectares em vazios cartográficos. Dentre os 7 estados analisados, Roraima ficou em 6º lugar, com 2% da Exploração madeireira identificada no geral. Acesse aqui o infográfico do Bioma.

Simex Roraima Agosto2019 Julho2020 - Sistema de Monitoramento da Exploração Madeireira (Simex): Mapeamento da exploração madeireira em Roraima – Agosto 2019 a Julho 2020

AVALIAÇÃO DA LEGALIDADE

A Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado de Roraima (FEMARH – RR) disponibilizou todos os dados de autorizações de exploração florestal, áreas de usos alternativos de solo e das áreas de manejo florestal (AMF). Além disso colaborou prontamente durante o período de análise, no qual foi realizada a revisão por pares entre a equipe da Rede SIMEX e da FEMARH – RR. Possibilitando de maneira clara e objetiva a verificação da legalidade das explorações florestais para o estado de Roraima.

Clique aqui para ver a publicação


Leia também:

APÓS DIGITAR O TEXTO, PRESSIONE ENTER PARA COMEÇAR A PESQUISAR