Vários autores. 2022. Sistema de Monitoramento da Exploração Madeireira (Simex): Mapeamento da exploração madeireira no Acre – Agosto 2020 a Julho 2021. Belém: Imazon, Idesam, Imaflora e ICV.

As análises revelaram que entre agosto de 2020 e julho de 2021 um total de 10.886 hectares de floresta tiveram exploração de madeira no estado do Acre. A área mapeada esse ano foi pelo menos 2 vezes menor do que a verificada no ano passado (27.455 hectares em 2019/2020). De forma inédita, foi possível distinguir a exploração autorizada da não autorizada, e foi verificado que 100% da exploração mapeada no estado apresentou algum tipo de autorização para a operação. A maior parte das explorações ocorreram em imóveis rurais cadastrados (94%). Não foram encontradas explorações em áreas restritas como Unidades de Conservação de Proteção Integral e Terras Indígenas.

AVALIAÇÃO DA LEGALIDADE

Para avaliar a legalidade das explorações de madeira mapeadas no Estado do Acre foram utilizados dados abertos do Sinaflor, a partir do Sistema Compartilhado de Informações Ambientais (Siscom) e dados dos Planos de Manejo Florestal Sustentável e Autorizações de Exploração Florestal (Autex) disponibilizados pelo Instituto de Meio Ambiente do Acre – IMAC, além da validação de algumas áreas pelo próprio órgão estadual. Para cada extração madeireira mapeada, foi verificada a existência da licença para operação e a validade da mesma.

Infografico SIMEX ACRE ag2020 jul2021 A4 1 scaled - Sistema de Monitoramento da Exploração Madeireira (Simex): Mapeamento da exploração madeireira no Acre – Agosto 2020 a Julho 2021

Clique aqui para baixar o infográfico


Leia também:

APÓS DIGITAR O TEXTO, PRESSIONE ENTER PARA COMEÇAR A PESQUISAR