Categorias: Sem categoria

5ª edição do PROTEJA TALKs dialoga sobre a COP 30 e o combate a ameaças ambientais

Evento será no Teatro Gasômetro, em Belém, e mostrará experiências de proteção ao meio ambiente e áreas protegidas

Imagem: Marcio Nagano

 

O PROTEJA Talks, dedicado a compartilhar histórias inspiradoras sobre a conservação de áreas protegidas, chega à 5ª edição. Criado pela iniciativa PROTEJA, o evento deste ano se concentra em explorar maneiras de enfrentar as ameaças ambientais em áreas protegidas, e na preparação para a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que será em Belém, em 2025. O encontro será no Teatro Gasômetro, na capital paraense, no dia 17 de outubro, com transmissão ao vivo no canal do PROTEJA no YouTube.

Para participar do evento é necessário se inscrever, gratuitamente, por meio da plataforma Sympla.

Iniciado em 2019, o PROTEJA Talks adota o formato inspirado no TED TALKS, oferecendo uma perspectiva intimista ao mostrar a experiência de cada palestrante com os territórios protegidos. 

Carolina Guyot, analista de pesquisa do IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) e que também atua na iniciativa PROTEJA, explica como o PROTEJA Talks colabora com a conservação de áreas protegidas. “O Proteja Talks desempenha um papel fundamental na promoção da proteção de áreas protegidas ao disseminar informações, histórias inspiradoras e casos de sucesso de iniciativas dedicadas à preservação desses territórios”, destaca.

 

Palestrantes

O PROTEJA Talks 2023 contará com oito palestrantes representando diversos setores da sociedade. A abertura do evento será feita por Raul Protázio Romão, secretário adjunto da SEMAS (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade) do Pará. Em seguida se apresentam:

Mydjere Kayapó Mekrangnotire, liderança indígena no sul do Pará e vice-presidente do Instituto Kabu, organização indígena que luta pelos direitos do Povo Kayapó Mekrãgnotí e tem forte atuação contra o garimpo;

Francisco Weverton de Lima, agronômo e coordenador de projetos da CopAcre (Cooperativa Central de Comercialização Extrativista do Acre), organização responsável pela maior produção de castanha beneficiada do Brasil;

Yura Marubo, especialista em direito indígena e assessor jurídico da Unijava, Articulação dos Povos e Organizações Indígenas da região do Vale do Javari, no Amazonas;

Luciene Kaxinawá,  primeira jornalista e apresentadora indígena da TV Brasileira, apresentadora no Canal Futura, da Fundação Roberto Marinho e colunista no Portal Terra. Vencedora do Prêmio Mulher Troféu Imprensa: Regionalidades, Categoria: Norte;

Luise Lima, estudante de engenharia química, vice-presidente de projetos da Enactus UFPA, onde trabalha em conjunto com mais 25 jovens para concretização dos objetivos de sustentabilidade da agenda 2030 da ONU;

Manoel Cunha, extrativista e gestor da reserva extrativista Médio Juruá, uma área de 287 mil hectares –quase o dobro do tamanho da cidade de São Paulo– na região de Carauari (AM);

Cristiane Baré, integra a rede de advogados indígenas da COIAB (Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira) e APIB (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil) e representa a Comissão Especial de Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas, do Conselho Federal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil);

José Carlos Baliza, assessor da Coordenação Estadual das Associações das Comunidades Remanescentes de Quilombo do Pará (MALUNGU) e coordenador executivo da CONAQ (Coordenação Nacional Das Comunidades Negras Rurais Quilombolas).

 

Diálogo sobre Comunicação no PROTEJA Talks

Além das apresentações individuais, a 5ª edição do PROTEJA Talks incluirá um debate sobre “Comunicação e áreas protegidas”. Esse painel reunirá comunicadores da floresta e do meio urbano para discutir o papel do jornalismo e da mídia na defesa das áreas de preservação. 

A mesa será conduzida por Bryan Araújo, Diretor de Projetos para Amazônia da Internews, uma das organizadoras do evento. O debate será aberto por Thiago Medaglia, fundador do ambiental Amazônia e ex-editor do InfoAmazonia.

Entre os debatedores estão: Bruno Bassi, comunicador e pesquisador do “De olho nos ruralistas”; Ariene Susui, jornalista, pesquisadora e ativista indígena; Jalília Messias, primeira mulher a realizar cobertura nacional para a TV Globo, no Pará; e Lúcio Flávio Pinto, jornalista paraense e único brasileiro na lista dos 100 mais importantes jornalistas da ONG Repórteres sem Fronteiras.

Bryan Araújo antecipa um dos temas do debate explicando como a comunicação pode impactar a preservação de áreas protegidas. “Acreditamos que seja importante que as comunidades tenham acesso a notícias e informações confiáveis sobre sua própria realidade para tomar decisões informadas sobre suas vidas e conseguir responsabilizar as pessoas que planejam as políticas públicas para que essas áreas se mantenham protegidas”, salienta.

 

Edições anteriores

Nas quatro edições anteriores, o PROTEJA Talks passou por Brasília e Manaus, na edição do ano passado. 

A professora de matemática aposentada Peia Souza conta que acompanhou uma das edições, que foi transmitida online. “Eu gostei muito de assistir o Proteja Talks em 2022, pois tive a oportunidade de ouvir as populações locais, conhecer essas pessoas e saber por elas mesmas os desafios que elas têm enfrentado em seus territórios. Foi uma experiência enriquecedora, pois pude conhecer pessoalmente a resistência dessa população”, comenta.

Para Carolina Guyot, o impacto das últimas edições ultrapassaram os números.

“Os resultados obtidos pelo Proteja Talks vão além da simples disseminação de informações. Este evento tem sido um catalisador para a troca de experiências entre diversos atores de diferentes regiões da Amazônia. Essa colaboração inter-regional enriquece o repertório de todos os envolvidos”, afirma.

 

Apoio e Organização

O evento recebe o apoio do Governo do Pará, por meio da SEMAS (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade) e da Secult (Secretaria de Cultura); da USAID (Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional); e NORAD (Agência Norueguesa de Cooperação para o Desenvolvimento).

Os organizadores do evento são: IPAM, WCS (Wildlife Conservation Society), ISA (Instituto Socioambiental), Internews, COIAB (Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira), Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia), TNC (The Nature Conservancy), IPÊ(Instituto de Pesquisas Ecológicas) e IIEB (Instituto Internacional de Educação do Brasil).

 

Texto: Karina Custódio – Jornalista IPAM

This post was published on 10 de outubro de 2023

Compartilhar
Publicado por
Armando Ribeiro

Notícias recentes

Pesquisadores do Imazon apresentam estudos no XX Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto

Pesquisadoras e pesquisadores do Imazon foram para Florianópolis, em Santa Catarina, para mostrar os principais resultados…

3 de abril de 2023

Edital para contratação de Auditoria Financeira

O Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) está com edital aberto para…

21 de dezembro de 2022

Relatório de Atividades 2017

Aqui entra o resumo

13 de setembro de 2018

Sistema de Monitoramento da Exploração Madeireira (Simex) – Estado do Pará 2015-2016

Resumo Neste relatório avaliamos a situação da exploração madeireira no estado entre agosto de 2015…

19 de janeiro de 2018

Os frigoríficos vão ajudar a zerar o desmatamento da Amazônia?

Resumo Os frigoríficos que compram gado da Amazônia têm sido pressionados por campanhas ambientais e…

20 de julho de 2017

Oportunidades para Restauração Florestal no Estado do Pará

Resumo Executivo Em janeiro de 2017, o governo brasileiro lançou a Política Nacional de Recuperação…

22 de maio de 2017