Quem Somos
O Imazon é um instituto de pesquisa cuja missão é promover o desenvolvimento sustentável na Amazônia por meio de estudos, apoio à formulação de políticas públicas, disseminação ampla de informações e formação profissional. O Instituto foi fundado em 1990, e sua sede fica em Belém, no Pará. Em 30 anos de existência, o Imazon publicou 648 trabalhos técnicos, dos quais quase um terço foram veiculados como artigos em revistas científicas internacionais. Além disso, o Instituto publicou 71 livros e 30 livretos, entre outras categorias de publicações.
O Imazon é uma associação sem fins lucrativos e qualificada pelo Ministério da Justiça do Brasil como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip).
O que fazemos
Pesquisa
As atividades de pesquisa do Imazon incluem diagnóstico socioeconômico na Amazônia; desenvolvimento de métodos para avaliação e monitoramento desses usos; realização de projetos demonstrativos; análise de políticas públicas de uso do solo; e elaboração de cenários e modelos de desenvolvimento sustentável para essas atividades econômicas. O trabalho do Instituto fundamenta-se nos seguintes princípios:
Interdisciplinaridade. Permite uma abordagem holística e transversal dos vários temas que influenciam a sustentabilidade da Amazônia. Os estudos incluem análises econômicas e sociais, geográficas, ecológicas, políticas, legais e institucionais.
Busca de soluções. Os estudos estão direcionados à solução de problemas de uso e conservação dos recursos naturais na Amazônia.
Abordagem empírica. O Imazon enfatiza a observação e a coleta sistemática de dados primários sobre o uso e a conservação dos recursos naturais na Amazônia.
Método científico. O Imazon conduz análises objetivas e isentas, baseadas em métodos científicos comprovados na literatura especializada.
Políticas Públicas
Os estudos do Imazon têm contribuído de forma efetiva para a elaboração de políticas públicas de largo alcance na Amazônia.
As principais contribuições têm sido em áreas estratégicas como ordenamento territorial (zoneamento e regularização fundiária), criação e implementação de Unidades de Conservação, aperfeiçoamento dos sistemas de comando e controle (com ênfase na monitoração com imagens de satélite), melhoria na aplicação da lei de crimes ambientais (mecanismos para garantir a punição efetiva dos infratores), instrumentos de fomento (por exemplo, crédito para as atividades de uso sustentável), recomendações para o licenciamento ambiental e normas técnicas de manejo florestal, entre outras. Em muitas ocasiões, o Imazon tem sido convidado a integrar comissões técnicas, assistir os tomadores de decisões na esfera do executivo, legislativo e judiciário a ajudarem na elaboração de políticas públicas e de pareceres sobre temas complexos e emergentes no debate regional.
Disseminação
A disseminação dos resultados dos estudos do Imazon é feita por meio de revistas científicas nacionais e internacionais indexadas (Science , Nature , Proceedings of the National Academy of Science , Forest Ecology and Management , Conservation Biology , Revista de Direito Ambiental , International Journal of Remote Sensing , Ciência Hoje etc.), manuais, vídeos, livretos, livros, artigos técnicos e resumos com recomendações para políticas públicas. A maioria dos nossos estudos está disponível para downloads na sessão Publicações.
Formação Profissional
Um dos objetivos do Imazon é formar pesquisadores com capacidade analítica e experiência de campo, voltados ao entendimento e solução dos problemas ambientais da Amazônia. O trabalho no Instituto envolve a elaboração de um projeto de pesquisa, coleta e análise dos dados e apresentação dos resultados em artigos científicos e reuniões profissionais. Já são mais de 150 profissionais treinados em ecologia, engenharia florestal, direito ambiental, economia rural, geoprocessamento, planejamento regional e políticas públicas. Muitos desses profissionais atuam com posição de destaque em outras organizações ambientais, no setor privado e em instituições públicas.
Ao público externo, o Imazon oferece cursos e treinamentos no Centro de Geotecnologia do Imazon (CGI).