Título Identificação de Áreas com potencial para a Criação de Florestas Nacionais no Estado do Pará
Autores Carlos Moreira de Souza Jr.

Adalberto Veríssimo

Paulo Henrique Amaral

Ano de publicação 2002
Download Botao download - Identificação de Áreas com potencial para a Criação de Florestas Nacionais no Estado do Pará

Souza Jr 3. Souza Jr., C.; Verissímo, A. & Amaral, P. 2002. Identificação de Áreas com potencial para a Criação de Florestas Nacionais no estado do Pará. Criação de Florestas Nacionais no estado do Pará Brasília: Ministério do Meio Ambiente – Programa Nacional de Florestas, 37p.

Captura de tela 2025 05 13 114749 213x300 - Identificação de Áreas com potencial para a Criação de Florestas Nacionais no Estado do ParáResumo

Neste estudo, os pesquisadores do Imazon (Carlos Souza Jr., Adalberto Veríssimo e Paulo Amaral) identificaram uma expressiva área de floresta no Pará (26% do Estado) com potencial para a criação de Floresta Nacional ou Estadual. Essas áreas possuem uma combinação de características desejáveis tais como i) estão sob o alcance da atividade madeireira; ii) não coincidem com áreas protegidas ou sob prioridade para proteção da biodiversidade; iii) possuem baixa pressão antrópica; e iv) são cobertos por florestas ricas em recursos madeireiros e não-madeireiros. Em termos espaciais, essas áreas estão localizadas no centro-norte (próximo da Flona de Caxiuanã e rio Pacajá-Anapú, oeste e norte do Estado). Os municípios com maior extensão de terras com potencial para Flonas são Bagre, Portel, Monte Alegre, Oriximiná, Itaituba, Novo Progresso e Altamira. O estudo foi realizado e publicado com apoio do Ministério do Meio Ambiente (Programa Nacional de Florestas) e FAO.
Visualize a versão online da publicação.


Leia também:

APÓS DIGITAR O TEXTO, PRESSIONE ENTER PARA COMEÇAR A PESQUISAR