2º Seminário de Áreas Protegidas do Escudo das Guianas

Encontro reunirá comunidades tradicionais e gestores para debater estratégias de implementação e gestão integrada em Áreas Protegidas

Um ambiente de articulação e divulgação dos trabalhos desenvolvidos em prol das Áreas Protegidas através de encontros e debates entre os diversos atores sociais que vivem e atuam na região. Esse é o objetivo principal do 2º SAPEG – Seminário de Áreas Protegidas do Escudo das Guianas, que acontecerá nos dias 07, 08 e 09 de novembro em Alter do Chão – Santarém (PA).

O evento, que tem como tema “Desenvolvimento e participação social a partir da gestão territorial do Bloco de Áreas Protegidas” receberá mais de 200 participantes dentre povos e comunidades tradicionais, órgãos gestores municipais, estaduais e federais, organizações não governamentais e representantes governamentais.

Contexto – O Escudo das Guianas é uma região situada ao norte do continente sulamericano e se distribui entre Brasil, Guiana Francesa, Suriname, Guiana e parte da Venezuela. Em território brasileiro, o Escudo das Guianas abrange parte do estado do Amazonas, parte do estado do Pará e os estados de Roraima e Amapá. É uma região muito importante para a conservação da biodiversidade por conter espécies animais e vegetais únicas no mundo. Além disso, somente nos estados do Pará e Amapá há cerca de  33 milhões de hectares de florestas tropicais legalmente protegidas, formando um grande corredor rico em biodiversidade e diversidade cultural (indígenas, quilombolas, ribeirinhos e extrativistas).

A organização do encontro prevê como ponto central a mesa de debate sobre a participação efetiva dos povos tradicionais que vivem nas Unidades de Conservação, Terras Indígenas e Territórios Quilombolas, no processo de reconhecimento do Mosaico Calha Norte, proposta que já vem sendo debatida desde 2015 e visa a implementação de um planejamento integrado para a região.

A comunicação das Áreas Protegidas do Estado Amapá é mais um momento importante em pauta na programação que contará ainda com um painel de experiências dedicado a apresentação de diferentes vivências nos temas “Cadeias Produtivas” e “Ordenamento Territorial”, além de uma feira para lançamento e divulgação de publicações, exposição de artesanatos e produtos agroextrativistas.

O SAPEG é uma realização do IEPÉ, ICMBio, Imazon, Conservação Internacional e Ideflor-Bio.

This post was published on 7 de novembro de 2016

Notícias recentes

Central da COP faz tabelinha de clima com futebol na final do Parazão

Iniciativa do Observatório do Clima que leva ao público informações sobre mudanças climáticas de maneira…

6 de maio de 2025

É Central na final!

Central da COP se junta à Federação Paraense de Futebol para levar informações sobre as…

6 de maio de 2025

Pesquisadores do Imazon apresentam estudos no Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto

Trabalhos falam sobre seca, queimadas e degradação e fortalecem a proteção da Amazônia Pesquisadoras e…

29 de abril de 2025

Desmatamento aumenta 18% de agosto a março na Amazônia

Período se refere aos primeiros oito meses do chamado “calendário do desmatamento”, que vai de…

25 de abril de 2025

APA Jará terá trilha ecológica e turismo de base comunitária

Um dos objetivos da iniciativa é gerar renda de forma sustentável para as comunidades relacionadas…

14 de abril de 2025

Inscrições para a etapa presencial do Trilhas da Cobertura Climática já estão abertas

Compreender o cenário de mudanças climáticas para criar conteúdos contextualizados e aprofundados. É o propósito…

12 de abril de 2025