Avanço no fortalecimento dos mosaicos de áreas protegidas será tema de evento em Brasília

facebook - Avanço no fortalecimento dos mosaicos de áreas protegidas será tema de evento em Brasíliafacebook - Avanço no fortalecimento dos mosaicos de áreas protegidas será tema de evento em Brasílialinkedin - Avanço no fortalecimento dos mosaicos de áreas protegidas será tema de evento em Brasílialinkedin - Avanço no fortalecimento dos mosaicos de áreas protegidas será tema de evento em Brasíliawhatsapp - Avanço no fortalecimento dos mosaicos de áreas protegidas será tema de evento em Brasíliawhatsapp - Avanço no fortalecimento dos mosaicos de áreas protegidas será tema de evento em Brasíliax - Avanço no fortalecimento dos mosaicos de áreas protegidas será tema de evento em Brasíliax - Avanço no fortalecimento dos mosaicos de áreas protegidas será tema de evento em Brasíliaa2a - Avanço no fortalecimento dos mosaicos de áreas protegidas será tema de evento em Brasíliaa2a - Avanço no fortalecimento dos mosaicos de áreas protegidas será tema de evento em Brasília

Encontro coorganizado pelo Imazon reunirá gestores, comunidades tradicionais e organizações da sociedade civil para discutir avanços na regulamentação e no fortalecimento dos 26 mosaicos existentes no Brasil, além da criação de novos

WhatsApp Image 2025 02 13 at 10.54.03 scaled - Avanço no fortalecimento dos mosaicos de áreas protegidas será tema de evento em BrasíliaWhatsApp Image 2025 02 13 at 10.54.03 scaled - Avanço no fortalecimento dos mosaicos de áreas protegidas será tema de evento em Brasília
Imagem: Seminário de Áreas Protegidas do Norte do Pará realizado em 2024 (Daisy Feio/ Imazon)

O III Workshop Nacional de Mosaicos de Áreas Protegidas ocorre em Brasília nos dias 18, 19 e 20 de fevereiro e vai reunir os 26 mosaicos formalmente reconhecidos no Brasil, além de representantes e lideranças de unidades de conservação, terras indígenas, quilombolas e órgãos responsáveis pela proteção e manutenção dessas regiões.

O evento é promovido pela Rede de Mosaicos de Áreas Protegidas (REMAP) e tem o objetivo de debater estratégias que fortaleçam a governança e avancem no reconhecimento de novos mosaicos. O pesquisador do Imazon Daniel Pinheiro explica que a expectativa é gerar subsídios para a regulamentação, com prioridade para a participação dos povos indígenas, quilombolas, ribeirinhos e extrativistas nas conversas que vão ocorrer.

“Essa iniciativa é fundamental para conectar diferentes territórios, permitindo uma administração integrada que avance na conservação da sociobiodiversidade. A criação desses espaços, especialmente com a presença ativa das comunidades tradicionais, garante a conservação da Amazônia e de outros biomas”, afirma Daniel.

Entre as discussões que o encontro vai levantar, estão a conservação da natureza, restauração ecológica, proteção compartilhada dos locais e as oportunidades sociais e de conhecimento geradas pelos mosaicos.

Norte do Pará estará representado no evento

A REMAP é uma iniciativa que conecta pessoas e instituições interessadas no fortalecimento das áreas protegidas no Brasil. O Imazon é integrante da rede e atua na articulação entre áreas no Norte do Pará e os órgãos públicos que fazem a sua gestão, seja na esfera municipal, estadual e federal. Além de fornecer dados técnicos e dialogar com outras instituições para o desenvolvimento desses territórios.

A pesquisadora do Imazon Jakeline Pereira ainda destaca que as áreas protegidas do Norte do Pará são fundamentais na conservação amazônica e as comunidades desses lugares são muito importantes para a efetividade dessa proteção. “Esses povos têm um conhecimento profundo sobre suas terras e desenvolvem práticas sustentáveis para a preservação da floresta. Neste workshop, é preciso garantir que eles tenham vozes ativas nessa discussão, alinhando políticas públicas à realidade local e assegurando que essas regiões continuem cumprindo sua função socioambiental”, observa.

O Imazon participará do evento, do qual é coorganizador, juntamente com uma caravana do Norte do Pará. O grupo será composto por pesquisadores e lideranças comunitárias de territórios quilombolas e indígenas, além de gestores de unidades de conservação.

This post was published on 17 de fevereiro de 2025

Notícias recentes

Derrubada florestal segue avançando no calendário do desmatamento

Roraima, Mato Grosso e Pará são os estados mais afetados pela devastação em fevereiro No…

27 de março de 2025

Construindo estratégias para o monitoramento da biodiversidade

Garantir a preservação de uma das regiões mais megadiversas do planeta é um dos objetivos…

25 de março de 2025

Pesquisador do Imazon participa da 9ª edição do evento Parques do Brasil

A 9ª edição do evento Parques do Brasil, do Instituto Semeia, reuniu especialistas, instituições públicas…

18 de março de 2025

Imazon participa de evento sobre gestão territorial e ambiental das Terras Indígenas Parque Tumucumaque e Rio Paru d’Este

Impacto das mudanças climáticas nas TIs é tema de discussões   A reunião do Núcleo…

27 de fevereiro de 2025

Ano de 2025 começa com aumento de 68% no desmatamento da Amazônia

Estados que mais desmataram em janeiro foram Mato Grosso, Roraima e Pará O desmatamento na…

21 de fevereiro de 2025

Imazon lamenta profundamente o falecimento de seu cofundador Christopher Uhl

O Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) lamenta profundamente o falecimento de…

11 de fevereiro de 2025