Após dois anos realizada de forma híbrida, a mobilização voltará a ocorrer com atividades presenciais, em julho. Áreas Protegidas da Amazônia podem se inscrever para participar da campanha até 10/06, via Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon).
“De volta ao lar!”. Esse é o slogan da edição 2022 da campanha nacional “Um Dia No Parque” (UDNP) e foi inspirado em uma frase do poeta estadunidense Gary Snyder, que diz: “Natureza não é um lugar que se visita. Ela é nosso lar”. O evento tratará da nossa relação de pertencimento com os biomas brasileiros e que somos parte da natureza e, por consequência, das Unidades de Conservação. O lançamento ocorre neste domingo (24), nas redes sociais da campanha. Áreas Protegidas e Unidades de Conservação do Pará podem se inscrever para aderir à mobilização até 10/06, via Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). Formulário de inscrição aqui.
De acordo com a organização da campanha, o tema foi escolhido para comemorar a volta das atividades presenciais. “Depois de dois anos de forma híbrida por causa da pandemia, realizar Um Dia No Parque 100% presencial parece até um presente para nós da organização. As Unidades de Conservação já estão recebendo visitantes e o dia 24 de julho vai ser uma celebração conjunta de volta à natureza e às nossas áreas protegidas”, comemora Angela Kuczach, diretora executiva da Rede Pró UC e coordenadora do “Um Dia No Parque”.
“Acreditamos que é fundamental agirmos para mobilizar e sensibilizar o maior número de pessoas em nosso país e na Amazônia para falar que as Áreas Protegidas são instrumentos para proteger a nossa biodiversidade, a riqueza sociocultural dos povos de cada território e garantir um futuro melhor e mais seguro do ponto de vista ecológico, para todos, com a regulação climática e a compensação da emissão de gases poluentes, por exemplo”, comenta Jakeline Pereira, pesquisadora do Imazon.
Eventos em julho
Considerado o maior evento de mobilização pelas Unidades de Conservação no Brasil, a 5ª edição do UNDP está marcada para ocorrer no dia 24 de julho e em dias subsequentes. A ação é uma campanha da Coalizão Pró-UCs (Pró Unidades de Conservação da Natureza), que promove anualmente atividades especiais de contato com a natureza em áreas protegidas de todo o país. A expectativa desse ano é que a mobilização seja a maior já realizada, em UCs de todo o país.
As áreas de proteção e preservação possuem grande importância para pesquisas científicas e para serviços ambientais como a regulação do clima, o equilíbrio ecológico e a vivência de todos. Segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), cerca de 15% da superfície do planeta Terra são áreas de conservação. Atualmente, o Brasil possui pelo menos 3.600 UCs, incluindo as Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs).
Edições anteriores
A edição de 2021 contou com a participação de mais de 350 unidades de conversação de todo o Brasil. Por conta da pandemia, além de atividades presenciais, também ocorreram rodas de conversa, seminários, palestras e aulas de yoga no formato on-line. Já em 2020, mais de 150 unidades aderiram ao UDNP, que reuniu personalidades da música, arte e cultura em geral. A programação contou com parceiros especiais como o Proteja Talks, com a participação de especialistas em áreas protegidas no Brasil com o apoio de 14 organizações da sociedade civil.
Sobre a Coalizão Pró-UCs
A Coalizão Pró-Unidades de Conservação é um grupo de instituições que se propõe a congregar empresas e organizações da sociedade civil comprometidas com a valorização e a defesa das Unidades de Conservação da Natureza. Integram a Coalizão: Rede Nacional Pró Unidades de Conservação (Rede Pró UC), Fundação SOS Mata Atlântica, Conservação Internacional (CI Brasil), Fundação Grupo Boticário para a Conservação da Natureza, Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO), Instituto Semeia, WWF-Brasil, The Nature Conservacy (TNC Brasil), Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ) e União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN-Brasil).
Serviço
Lançamento da Campanha Um Dia no Parque 2022
Instagram: @umdianoparqueoficial – Facebook: facebook.com/unidoscuidamos
Inscrições abertas aos gestores de Unidades de Conservação e Áreas Protegidas até 10/06
Via formulário online
Contato: (91) 98107-8710 – dominik@imazon.org.br
This post was published on 22 de abril de 2022
Paulo Barreto* e Fernanda da Costa** As mudanças climáticas têm se tornado uma realidade desafiadora,…
Novembro teve alta de 41% nas áreas desmatadas e 84% nas degradadas A Amazônia teve…
Plataforma indica as áreas sob ameaça de derrubada para ajudar a mantê-las em pé Se…
Formação terá como professores pesquisadores que atuam há mais de 30 anos com o tema…
Em sua 3ª edição, evento vai reunir 30 palestrantes em torno do tema Ancestralidade Coletiva.…
Fogo fez degradação acelerar e chegar à média de 10 mil campos de futebol afetados…