Campanha “Um Dia No Parque 2022” é lançada em defesa dos biomas brasileiros

Após dois anos realizada de forma híbrida, a mobilização voltará a ocorrer com atividades presenciais, em julho. Áreas Protegidas da Amazônia podem se inscrever para participar da campanha até 10/06, via Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon).

 

Atividades como trilhas, palestras, oficinas podem ser realizadas nas UCs. Registro de programação no Parque Estadual Monte Alegre (PEMA), no Pará, em 2021.

 

“De volta ao lar!”. Esse é o slogan da edição 2022 da campanha nacional “Um Dia No Parque” (UDNP) e foi inspirado em uma frase do poeta estadunidense Gary Snyder, que diz: “Natureza não é um lugar que se visita. Ela é nosso lar”. O evento tratará da nossa relação de pertencimento com os biomas brasileiros e que somos parte da natureza e, por consequência, das Unidades de Conservação. O lançamento ocorre neste domingo (24), nas redes sociais da campanha. Áreas Protegidas e Unidades de Conservação do Pará podem se inscrever para aderir à mobilização até 10/06, via Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). Formulário de inscrição aqui

De acordo com a organização da campanha, o tema foi escolhido para comemorar a volta das atividades presenciais. “Depois de dois anos de forma híbrida por causa da pandemia, realizar Um Dia No Parque 100% presencial parece até um presente para nós da organização. As Unidades de Conservação já estão recebendo visitantes e o dia 24 de julho vai ser uma celebração conjunta de volta à natureza e às nossas áreas protegidas”, comemora Angela Kuczach, diretora executiva da Rede Pró UC e coordenadora do “Um Dia No Parque”. 

“Acreditamos que é fundamental agirmos para mobilizar e sensibilizar o maior número de pessoas em nosso país e na Amazônia para falar que as Áreas Protegidas são instrumentos  para proteger a nossa biodiversidade, a riqueza sociocultural dos povos de cada território e garantir um futuro melhor e mais seguro do ponto de vista ecológico, para todos, com a regulação climática e a compensação da emissão de gases poluentes, por exemplo”, comenta Jakeline Pereira, pesquisadora do Imazon.

Eventos em julho
Considerado o maior evento de mobilização pelas Unidades de Conservação no Brasil, a 5ª edição do UNDP está marcada para ocorrer no dia 24 de julho e em dias subsequentes. A ação é uma campanha da Coalizão Pró-UCs (Pró Unidades de Conservação da Natureza), que promove anualmente atividades especiais de contato com a natureza em áreas protegidas de todo o país. A expectativa desse ano é que a mobilização seja a maior já realizada, em UCs de todo o país. 

As áreas de proteção e preservação possuem grande importância para pesquisas científicas e para serviços ambientais como a regulação do clima, o equilíbrio ecológico e a vivência de todos. Segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), cerca de 15% da superfície do planeta Terra são áreas de conservação. Atualmente, o Brasil possui pelo menos 3.600 UCs, incluindo as Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs). 

Edições anteriores
A edição de 2021 contou com a participação de mais de 350 unidades de conversação de todo o Brasil. Por conta da pandemia, além de atividades presenciais, também ocorreram rodas de conversa, seminários, palestras e aulas de yoga no formato on-line. Já em 2020, mais de 150 unidades aderiram ao UDNP, que reuniu personalidades da música, arte e cultura em geral. A programação contou com parceiros especiais como o Proteja Talks, com a participação de especialistas em áreas protegidas no Brasil com o apoio de 14 organizações da sociedade civil.

Sobre a Coalizão Pró-UCs
A Coalizão Pró-Unidades de Conservação é um grupo de instituições que se propõe a congregar empresas e organizações da sociedade civil comprometidas com a valorização e a defesa das Unidades de Conservação da Natureza. Integram a Coalizão: Rede Nacional Pró Unidades de Conservação (Rede Pró UC), Fundação SOS Mata Atlântica, Conservação Internacional (CI Brasil), Fundação Grupo Boticário para a Conservação da Natureza, Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO), Instituto Semeia, WWF-Brasil, The Nature Conservacy (TNC Brasil), Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ) e União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN-Brasil).

Serviço
Lançamento da Campanha Um Dia no Parque 2022
Instagram: @umdianoparqueoficial – Facebook: facebook.com/unidoscuidamos
Inscrições abertas aos gestores de Unidades de Conservação e Áreas Protegidas até 10/06
Via formulário online
Contato: (91) 98107-8710 – dominik@imazon.org.br

This post was published on 22 de abril de 2022

Notícias recentes

Desmatamento em Terras Indígenas da Amazônia é o menor em seis anos

A diminuição da devastação em TI’s é uma boa notícia em comemoração ao Dia dos…

17 de abril de 2024

Primeiro bimestre de 2024 tem menor desmatamento dos últimos seis anos

Derrubada da floresta em janeiro e fevereiro chegou a 196 km², 63% a menos do…

18 de março de 2024

Ano de 2024 começa com queda de 60% no desmatamento da Amazônia

Roraima foi o estado com a maior área derrubada em janeiro, seguido de Mato Grosso…

21 de fevereiro de 2024

Mais de 90 agricultoras e agricultores familiares do Pará recebem formação em restauração florestal

Um grupo dos formandos foram contemplados com insumos agrícolas e vão implantar Sistemas Agroflorestais (SAFs)…

1 de fevereiro de 2024

Desmatamento em áreas protegidas cai quase quatro vezes na Amazônia em 2023

Devastação em de terras indígenas e unidades de conservação passou de 1.431 km² em 2022…

22 de janeiro de 2024

Aniversário de Belém: Conheça 20 contribuições do Imazon para tornar a cidade mais sustentável

  Segunda capital mais antiga da Amazônia, Belém chega aos 408 anos nesta sexta-feira, 12…

11 de janeiro de 2024