Mobilização nacional em defesa das unidades de conservação terá o recorde de 13 territórios participantes no estado

Parque do Utinga 2 - Campanha Um Dia no Parque 2023 ocorrerá em 11 cidades paraensesCampanha Um Campanha Um Dia no Parque promove atividades nas UCs do Pará/ Fotos: Marcio Nagano

O Pará bateu neste ano o recorde de 13 territórios participantes da campanha nacional de defesa das unidades de conservação chamada “Um Dia no Parque”, que ocorrerá em 11 cidades do estado. Além da capital Belém, serão realizadas atividades em Afuá, Belterra, Bragança, Itaituba, Juruti, Monte Alegre, Oriximiná, Parauapebas, São Geraldo do Araguaia e Santarém. A maioria das ações será neste domingo (23), data oficial da campanha, mas a programação se estende até agosto.

Esse é o maior número tanto de locais quanto de cidades paraenses participantes da mobilização, que ocorre em todo o Brasil desde 2018. O objetivo é incentivar que as pessoas visitem as unidades de conservação e passem a se engajar na defesa delas. No ano passado, mais de 100 mil pessoas participaram da campanha no país.

“Estamos muito felizes com o número recorde de territórios participantes da campanha no Pará. Nos últimos anos, ouvimos relatos de pessoas que foram pela primeira vez em unidades de conservação por causa da campanha ou até que não sabiam que o parque que elas estavam visitando era uma unidade de conservação”, comenta a pesquisadora Jakeline Pereira, diretora do Programa Áreas Protegidas do Imazon.

Diversão para adultos e crianças

Parque do Utinga - Campanha Um Dia no Parque 2023 ocorrerá em 11 cidades paraenses

Com o tema “É hora de cuidar do nosso lar”, a campanha ocorrerá em mais de 300 unidades de conservação do país e espera superar o número de visitantes do ano passado. Para isso, no Pará, as unidades de conservação organizaram 20 tipos de atividades para divertir e ensinar pessoas de todas as idades.

Fazem parte da programação paraense: trilhas monitoradas, caminhada, corrida, badminton, ciclismo, canoagem, passeio de rabeta, banho de rio, boiacross, competição dos catraieiros, yoga, jogos de educação ambiental, plantio de mudas nativas, visitação a sítios arqueológicos, observação da fauna e flora, exposição e venda de artesanatos, oficina de carimbó, aula de ritmos, pinturas corporais indígenas e apresentações musicais.

“Quando visitamos uma unidade de conservação, passamos a ter uma relação mais próxima com o território, que nos ajuda a entender melhor a sua importância. As unidades de conservação têm diversos impactos positivos nas nossas vidas, tanto na economia quanto na saúde. Por manterem a floresta em pé, elas regulam as chuvas e preservam os rios necessários para a produção de alimentos e de energia. Além disso, estar em contato com a natureza melhora a nossa saúde física e mental”, completa Pereira.

A campanha Um Dia No Parque é uma iniciativa da Coalizão Pró-Unidades de Conservação com apoio de órgãos governamentais e instituições da sociedade civil. No Pará, o Imazon é uma das organizações que atuam na mobilização.

 

Confira aqui a programação da campanha no estado


Leia também:

APÓS DIGITAR O TEXTO, PRESSIONE ENTER PARA COMEÇAR A PESQUISAR