Confira a programação completa da campanha “Um Dia no Parque” nas áreas protegidas do Pará

Programação inicia no neste sábado (17), com eventos esportivos e culturais em Belém, Marituba, Monte Alegre, Juruti e Afuá. Imazon incentiva e mobiliza a campanha desde 2019

Área de Proteção Ambiental Jará em Juruti – Crédito Márcio Nagano

Mobilização nacional em defesa da natureza, a campanha Um Dia no Parque será realizada no Pará em cinco Áreas Protegidas (APs) de todo o estado. O Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) incentiva e mobiliza a campanha desde 2019 em prol da conservação do bioma e para gerar diálogos sobre os benefícios de manter a floresta preservada. A mobilização ocorre em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (IDEFLOR-Bio) e a Prefeitura de Juruti.

A pesquisadora do Imazon Jakeline Pereira informa que as Áreas Protegidas são unidades territoriais criadas legalmente para a conservação da sociobiodiversidade, garantindo qualidade de vida tanto para quem habita esses espaços, como povos quilombolas, indígenas e extrativistas, quanto para quem está em núcleos urbanos, já que são reguladoras do clima e preservam mananciais, por exemplo.

“Com a campanha ‘Um Dia no Parque’, pretendemos mostrar a importância da conservação da natureza e, também, convidar a sociedade a visitar esses espaços, para que as pessoas possam ficar mais próximas da floresta, contemplar árvores e animais e desfrutar de atividades de lazer. Em Belém, o Parque do Utinga é uma dessas Áreas Protegidas, na categoria parque estadual, e que é muito visitado”, explica Jakeline Pereira, que atua diretamente em projetos relacionados à criação e gestão de APs.

Programação no Pará

O período escolhido para realização da campanha é na semana do dia 18 de julho, data em que foi implementada a lei n.º 9.985, que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), em 2000. A partir do próximo sábado (17), a campanha Um Dia no Parque inicia em Juruti, no oeste do Pará, com atividades esportivas e culturais no interior e entorno da Área de Proteção Ambiental (APA) Jará. No domingo (18), o Parque Estadual do Utinga “Camillo Vianna”, em Belém, vai promover apresentações culturais, trilhas, passeios de bicicleta e exposição sobre o projeto “Ararajuba”, que realiza a reintrodução dessas aves na natureza.

No Parque do Utinga, o Imazon vai disponibilizar adesivos tipo lambes aos visitantes que estiverem no local, como uma lembrança para colocar em casa. Com assinatura da designer Yasmim Baia, as peças têm fotografias da Floresta Estadual de Faro, Terra Indígena Kaxuyana Tunayana, Área de Proteção Ambiental Jará, Parque Estadual de Monte Alegre e Terra Quilombola Cachoeira Porteira feita pelos fotógrafos Rafael Araújo, Fabíola Tuma, Márcio Nagano e Phillip Almeida. O Instituto também vai publicar nas redes sociais o teaser do documentário curta-metragem “Terras imensas como nós”, com histórias de povos do Norte do Pará, que será lançado em outubro.

BAIXE AQUI OS LAMBES PARA IMPRIMIR

Parque Estadual do Utinga, em Belém – Crédito Marcelo Seabra/Agência Pará

Também no domingo (18), no Refúgio de Vida Silvestre Metrópole da Amazônia, em Marituba, na Região Metropolitana, a programação inclui feira de artesanato, aula de aeróbica e trilhas. No mesmo dia, no Parque Estadual de Monte Alegre (PEMA), no município de mesmo nome, também no oeste do Pará, será realizada a Expedição “Nelsi Sadeck”, em homenagem a um dos idealizadores do PEMA, com participação de Jakeline Pereira, pesquisadora do Imazon.

Na quinta-feira (22), gestores da Área de Proteção Ambiental do Marajó e Parque Estadual Charapucu, em Afuá, realizam a live “Educação Ambiental em Unidades de Conservação no Marajó”, por meio de plataforma virtual.

 

Sobre o Imazon

O Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) foi fundado em 1990 e, desde então, se tornou referência internacional em pesquisas sobre o desenvolvimento sustentável na região. A organização possui quase 800 estudos publicados e tem experiências na garantia da sustentabilidade na Amazônia. Há 14 anos, o Imazon atua na implementação de Áreas Protegidas na região Norte do Pará.

Sobre Um Dia no Parque 

O Um Dia No Parque (UDNP) é uma iniciativa da Coalizão Pró-UCs (Pró Unidades de Conservação da Natureza), que ocorre em todo o Brasil anualmente, desde 2018. O Imazon integra o projeto desde 2019. O objetivo da mobilização é mostrar que as Áreas Protegidas, entre elas as Unidades de Conservação (UCs), são mais do que ferramentas de proteção à biodiversidade. Elas são espaços que promovem a qualidade de vida aos povos e comunidades e oferecem opções de lazer aos visitantes, além de possibilitarem geração de renda e desenvolvimento socioeconômico. A longo prazo, o Um Dia No Parque pretende desenvolver uma cultura de valorização e pertencimento da população nessas áreas.

Texto: Dominik Giusti/Comunicação Imazon

This post was published on 16 de julho de 2021

Notícias recentes

Desmatamento e degradação têm sexto mês consecutivo de aumento na Amazônia

Novembro teve alta de 41% nas áreas desmatadas e 84% nas degradadas A Amazônia teve…

19 de dezembro de 2024

PrevisIA: inteligência artificial aponta 6,5 mil km² com risco de desmatamento na Amazônia em 2025

Plataforma indica as áreas sob ameaça de derrubada para ajudar a mantê-las em pé Se…

16 de dezembro de 2024

Curso de extensão Amazônia 2030 está com inscrições abertas e bolsas de estudo

Formação terá como professores pesquisadores que atuam há mais de 30 anos com o tema…

6 de dezembro de 2024

TEDxAmazônia: ideias transformadoras para o futuro da floresta e do planeta

Em sua 3ª edição, evento vai reunir 30 palestrantes em torno do tema Ancestralidade Coletiva.…

27 de novembro de 2024

Desmatamento e degradação aumentam pelo quinto mês consecutivo na Amazônia

Fogo fez degradação acelerar e chegar à média de 10 mil campos de futebol afetados…

26 de novembro de 2024

6ª PROTEJA Talks em Manaus reúne mais de 200 pessoas em formato híbrido

Evento combinou palestras inspiradoras e programação cultural; participaram lideranças do movimento indígena, pesquisadores e autoridades.…

25 de novembro de 2024