Consulta pública sobre o Plano de Manejo da APA Jará busca ouvir a população de Juruti

Marcada para esta segunda (23), reunião visa a aprovação do documento que orientará como a unidade de conservação poderá ser usada

 

APA Jará, em Juruti, no Pará (Foto: Márcio Nagano/Arquivo Imazon)


A população de Juruti, município paraense da região do Baixo Amazonas, poderá participar de uma consulta pública para a aprovação do Plano de Manejo da Área de Preservação Ambiental (APA) Jará. Construído coletivamente junto ao Conselho Gestor da unidade de conservação, esse documento irá orientar como o território poderá ser usado de maneira sustentável.

A reunião será realizada na próxima segunda-feira (23), das 8h às 12h, no espaço Aldeia Muirapinima. Aberto à comunidade, o evento contará com a presença de representantes do poder público, de instituições privadas e da sociedade civil. 

O Plano de Manejo da APA Jará deverá ser implementado pelos próximos cinco anos, podendo ser revisto e direcionado de acordo com a demanda popular. A partir da aprovação e da publicação do documento, a população poderá contar com uma importante ferramenta para nortear ações de gestão, geração de conhecimento, proteção e manejo sustentável dos recursos naturais.

“O principal objetivo da APA Jará é promover a conservação das florestas e dos lagos ao redor de Juruti. Para isso, no Plano de Manejo nós propomos medidas para o uso da área de forma sustentável, como a agricultura de baixo impacto e a coleta de produtos florestais, entre eles a castanha-do-Pará e o açaí. Além disso, também propomos o respeito aos acordos de pesca já estabelecidos e o estímulo ao ecoturismo”, explica Regiane Souza Vilanova, pesquisadora do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) e uma das autoras do Plano de Manejo da APA Jará.

Atualmente, mais de 120 famílias residem dentro da unidade de conservação e outras 2.800 em seu entorno. E entre as comunidades envolvidas com a área estão: Maracá-açú, Jangada, Tucunaré, Laguinho e Santa Maria.

Conheça a APA Jará

Criada por meio do Decreto Municipal n.º 4.174, em 3 de dezembro de 2019, a APA Jará é uma unidade de conservação de uso sustentável com 4.850 hectares. Em seu território, estão os lagos Jará, Tucunaré, Laguinho e parte do Curumucuri. E entre as espécies já catalogadas no local estão mais de 200 da fauna e mais de 100 da flora.

A APA foi criada a partir da demanda da população local de proteger a biodiversidade diante da pressão de invasores. Também era necessário organizar o processo de ocupação do território e promover o uso sustentável de seus recursos naturais. Além disso, outro objetivo da implementação da unidade foi melhorar a qualidade de vida da população.

A gestão da área é feita pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) de Juruti, que realiza atividades como fiscalizações, capacitações e ações de conscientização, e pelo Conselho Gestor, grupo formado por representantes do poder público, da iniciativa privada e da sociedade civil. Além disso, a APA Jará recebe apoio da Fundação Alcoa e do Imazon.

This post was published on 18 de maio de 2022

Notícias recentes

Nenhum dos frigoríficos da Amazônia Legal está em conformidade com as novas políticas de exportação da União Europeia

63% das empresas possuem controle sobre os fornecedores diretos, mas nenhum controle sobre fornecedores indiretos,…

14 de novembro de 2024

Reconhecimento internacional: pesquisador do Imazon no topo dos cientistas mais citados do mundo

Carlos Souza Jr. é reconhecido pela Elsevier e pela Universidade de Stanford entre pesquisadores com…

12 de novembro de 2024

IMPA e Imazon desenvolvem IA que identifica desmatamento

O Centro Pi (Centro de Projetos e Inovação IMPA) desenvolveu, em parceria com o Imazon (Instituto do…

12 de novembro de 2024

Organizações parceiras lançam um novo programa para Terras Indígenas e Unidades de Conservação no Norte do Pará

O programa está previsto para durar 15 anos e irá contemplar os povos e organizações…

8 de novembro de 2024

Degradação da Amazônia passa dos 20 mil km² em setembro, a maior em 15 anos

Área afetada pelo dano ambiental equivale a mais de 13 vezes a cidade de São…

25 de outubro de 2024

GPA é o supermercado com maior controle da cadeia da carne para evitar desmatamento da Amazônia

Carrefour, Assaí e Cencosud Brasil também apresentam evidências de controle ambiental da cadeia de fornecedores,…

16 de outubro de 2024