Curso de extensão Amazônia 2030 está com inscrições abertas e bolsas de estudo

Formação terá como professores pesquisadores que atuam há mais de 30 anos com o tema de desenvolvimento sustentável da Amazônia

Pesquisador Beto Veríssimo na 1ª edião do curso Amazônia 2030/ Foto: Amazônia 2030

O projeto Amazônia 2030 abre as inscrições para a 2ª edição do curso de extensão Amazônia 2030: bases para o desenvolvimento sustentável. As inscrições vão até o dia 20 de dezembro de 2024 e podem ser feitas neste link . A formação será realizada em formato híbrido, com aulas presenciais e remotas, e também contará com bolsas de incentivo para pessoas da Amazônia.

O curso tem como objetivo capacitar os participantes a atuarem no desenvolvimento socioambiental da região, promovendo um aprendizado colaborativo e fortalecendo uma comunidade de líderes regionais. A formação terá como professores pesquisadores que atuam há mais de 30 anos com o tema de desenvolvimento sustentável da Amazônia.

Público-Alvo

Destinado a profissionais que atuam na Amazônia ou que desejam contribuir para o desenvolvimento sustentável da região, o curso busca participantes como:

  • Servidores públicos federais, estaduais e municipais;
  • Executivos e técnicos de empresas privadas com atuação na Amazônia;
  • Coordenadores técnicos de ONGs socioambientais;
  • Pesquisadores e acadêmicos;
  • Comunicadores interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre a Amazônia.

Metodologia e agenda

A aula inaugural será realizada presencialmente em Manaus (AM), nos dias 14 e 15/03/25. Depois, serão realizadas 10 aulas virtuais síncronas às terças-feiras, entre 25/03 e 27/05, sempre das 19h às 20h30, via plataforma Zoom. Já o encontro de formatura será realizado em Belém (PA), nos dias 30 e 31/05.

 

Aula presencial da primeira edição do curso Amazônia 2030 em Belém (Foto: Amazônia 2030)

Bolsas e apoio financeiro

Para garantir a participação de uma turma diversificada, o projeto Amazônia 2030 oferecerá bolsas de estudo e auxílio-transporte. Os interessados podem solicitar esses apoios no formulário de inscrição. As bolsas poderão cobrir parte ou a totalidade do valor do curso, enquanto o auxílio-transporte é destinado a estudantes de fora de Manaus e de Belém.

Investimento e inscrições

O valor total do curso é de R$ 4 mil, com possibilidade de pagamento parcelado. As inscrições vão até o dia 20 de dezembro de 2024, e a seleção será feita pela coordenação do curso com base nas informações fornecidas pelos candidatos. Os selecionados serão notificados a partir do dia 15 de janeiro de 2025, e deverão efetuar a matrícula até 25 de janeiro de 2025.

Certificado

Os participantes que cumprirem os critérios de frequência (mínimo de 75%) e aproveitamento receberão um certificado emitido pelo Amazônia 2030. 

Para mais informações e inscrições, acesse amazonia2030.org.br.

Sobre o Amazônia 2030

O Amazônia 2030 é uma iniciativa conjunta do Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) e do Centro de Empreendedorismo da Amazônia, em parceria com a Climate Policy Initiative (CPI) e o Departamento de Economia da PUC-Rio, conduzida por pesquisadores brasileiros para desenvolver um plano de ações para a Amazônia. Seu objetivo é apontar caminhos para que a região dê um salto de desenvolvimento econômico e humano, mantendo a floresta em pé, nos próximos dez anos.

This post was published on 6 de dezembro de 2024

Notícias recentes

TEDxAmazônia: ideias transformadoras para o futuro da floresta e do planeta

Em sua 3ª edição, evento vai reunir 30 palestrantes em torno do tema Ancestralidade Coletiva.…

27 de novembro de 2024

Desmatamento e degradação aumentam pelo quinto mês consecutivo na Amazônia

Fogo fez degradação acelerar e chegar à média de 10 mil campos de futebol afetados…

26 de novembro de 2024

6ª PROTEJA Talks em Manaus reúne mais de 200 pessoas em formato híbrido

Evento combinou palestras inspiradoras e programação cultural; participaram lideranças do movimento indígena, pesquisadores e autoridades.…

25 de novembro de 2024

Relatório Radar Verde identificou que 11 plantas frigoríficas na Amazônia Legal habilitadas a exportar carne para os EUA enfrentam riscos significativos de desmatamento

Levantamento mostrou que essas plantas estão expostas a fatores de risco que abrangem 6,6 milhões…

21 de novembro de 2024

Nenhum dos frigoríficos da Amazônia Legal está em conformidade com as novas políticas de exportação da União Europeia

63% das empresas possuem controle sobre os fornecedores diretos, mas nenhum controle sobre fornecedores indiretos,…

14 de novembro de 2024

Reconhecimento internacional: pesquisador do Imazon no topo dos cientistas mais citados do mundo

Carlos Souza Jr. é reconhecido pela Elsevier e pela Universidade de Stanford entre pesquisadores com…

12 de novembro de 2024