Desmate em MT cresce 537%, alerta Imazon

facebook - Desmate em MT cresce 537%, alerta Imazonfacebook - Desmate em MT cresce 537%, alerta Imazonlinkedin - Desmate em MT cresce 537%, alerta Imazonlinkedin - Desmate em MT cresce 537%, alerta Imazonwhatsapp - Desmate em MT cresce 537%, alerta Imazonwhatsapp - Desmate em MT cresce 537%, alerta Imazonx - Desmate em MT cresce 537%, alerta Imazonx - Desmate em MT cresce 537%, alerta Imazona2a - Desmate em MT cresce 537%, alerta Imazona2a - Desmate em MT cresce 537%, alerta Imazon

O desmatamento em Mato Grosso atingiu uma área de 243 quilômetros quadrados no mês de abril, o que representa um aumento de 537% em relação ao mesmo mês de 2010, quando a área afetada somou 38 km². O alerta é do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), com base nos dados do boletim mais recente do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD), que faz um monitoramento do desmate paralelo ao do governo federal.

O acumulado do período – agosto de 2010 a abril de 2011 – representa um aumento de 96%, se comparado ao período de agosto de 2009 a abril de 2010. Com relação à degradação, dados do SAD registram um crescimento alarmante: 1.755 km² em abril.

Os dados confirmam a tendência prevista pelo Instituto Centro de Vida (ICV) de Mato Grosso, que recentemente realizou um mapeamento do desmatamento em três municípios do centro-norte do Estado. Segundo o ICV, de agosto de 2010 a abril de 2011 foram identificados 66 novos focos de desmatamentos apenas no município de Nova Ubiratan, totalizando 37 mil hectares.

No mesmo período, em Santa Carmem, foram 24 novos focos de desmatamento, com a destruição de 9 mil hectares. E em Claudia foram encontrados 22 novos focos, também afetando 9 mil hectares.

De agosto de 2009 a julho de 2010, o desmatamento nesses municípios havia sido de 2,3 mil, 1,2 mil e e 700 hectares, respectivamente. Segundo a assessoria do ICV, até abril a o aumento da destruição nesses três municípios foi de 1.200%.

O Estado está em alerta. Luciano Guerra Cotta, chefe da Divisão de Fiscalização de Controle e Fiscalização do Ibama/MT, Mato Grosso tem cerca de 120 dos 520 fiscais na região Amazônica. No Estado, eles atuam em oito frentes. “Devem chegar mais nos próximos dias”, afirmou.

Fonte – O Estado de S.Paulo

facebook - Desmate em MT cresce 537%, alerta Imazonfacebook - Desmate em MT cresce 537%, alerta Imazonlinkedin - Desmate em MT cresce 537%, alerta Imazonlinkedin - Desmate em MT cresce 537%, alerta Imazonwhatsapp - Desmate em MT cresce 537%, alerta Imazonwhatsapp - Desmate em MT cresce 537%, alerta Imazonx - Desmate em MT cresce 537%, alerta Imazonx - Desmate em MT cresce 537%, alerta Imazona2a - Desmate em MT cresce 537%, alerta Imazona2a - Desmate em MT cresce 537%, alerta Imazon

This post was published on 2 de agosto de 2013

AddThis Website Tools

Notícias recentes

Morre Dalton Valeriano, que revolucionou o monitoramento da AmazôniaMorre Dalton Valeriano, que revolucionou o monitoramento da Amazônia

Morre Dalton Valeriano, que revolucionou o monitoramento da Amazônia

Pesquisador do Inpe deixou como legado ferramentas que mudaram a história da gestão ambiental no…

5 de junho de 2025
Imazon inicia Semana do Meio Ambiente com Cine Literário sobre a história da Amazônia antes da colonizaçãoImazon inicia Semana do Meio Ambiente com Cine Literário sobre a história da Amazônia antes da colonização

Imazon inicia Semana do Meio Ambiente com Cine Literário sobre a história da Amazônia antes da colonização

Atividade promoveu reflexão sobre descobertas recentes da arqueologia que provam que os indígenas vivam em…

4 de junho de 2025
Imazon participa de seminário pré-COP 30 no Amapá e formaliza acordo técnicoImazon participa de seminário pré-COP 30 no Amapá e formaliza acordo técnico

Imazon participa de seminário pré-COP 30 no Amapá e formaliza acordo técnico

Parceria reforça ações de monitoramento ambiental e combate ao desmatamento no Amapá Com foco na…

30 de maio de 2025

Segunda edição do IPS Brasil destaca desigualdades e avanços no país

Índice de Progresso Social (IPS) analisa 5.570 municípios com base em indicadores sociais e ambientais,…

29 de maio de 2025

Desmatamento da Amazônia cresce 18% de agosto a abril

Perda de floresta chegou aos 2.530 km² nos primeiros nove meses do chamado “calendário de…

29 de maio de 2025

Nota em solidariedade à ministra Marina Silva

A Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura, movimento multissetorial composto por mais de 400 representantes…

28 de maio de 2025