Dia do Meio Ambiente: Imazon lança programa para criar e desenvolver áreas protegidas na Amazônia

facebook - Dia do Meio Ambiente: Imazon lança programa para criar e desenvolver áreas protegidas na Amazôniafacebook - Dia do Meio Ambiente: Imazon lança programa para criar e desenvolver áreas protegidas na Amazônialinkedin - Dia do Meio Ambiente: Imazon lança programa para criar e desenvolver áreas protegidas na Amazônialinkedin - Dia do Meio Ambiente: Imazon lança programa para criar e desenvolver áreas protegidas na Amazôniawhatsapp - Dia do Meio Ambiente: Imazon lança programa para criar e desenvolver áreas protegidas na Amazôniawhatsapp - Dia do Meio Ambiente: Imazon lança programa para criar e desenvolver áreas protegidas na Amazôniax - Dia do Meio Ambiente: Imazon lança programa para criar e desenvolver áreas protegidas na Amazôniax - Dia do Meio Ambiente: Imazon lança programa para criar e desenvolver áreas protegidas na Amazôniaa2a - Dia do Meio Ambiente: Imazon lança programa para criar e desenvolver áreas protegidas na Amazôniaa2a - Dia do Meio Ambiente: Imazon lança programa para criar e desenvolver áreas protegidas na Amazônia

Objetivo da iniciativa é fomentar a implantação de novos territórios protegidos e apoiar na conservação e no desenvolvimento dos já demarcados, incluindo ações de fortalecimento dos povos e comunidades tradicionais

20130809 Imazon RafaelAraujo 00279 - Dia do Meio Ambiente: Imazon lança programa para criar e desenvolver áreas protegidas na Amazônia20130809 Imazon RafaelAraujo 00279 - Dia do Meio Ambiente: Imazon lança programa para criar e desenvolver áreas protegidas na Amazônia
Áreas protegidas ajudam a conservar a biodiversidade da Amazônia e a proteger os povos e comunidades tradicionais que as habitam (Foto: Rafael Araújo/Imazon)

 

Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado neste 5 de junho, o Imazon lança o Programa Áreas Protegidas. A iniciativa vai auxiliar na criação, na conservação e no desenvolvimento desses territórios na Amazônia, o que inclui o fortalecimento dos povos e comunidades tradicionais que vivem neles ou que fazem uso sustentável deles.

Criadas para a conservação dos ecossistemas e para a proteção da biodiversidade e das populações que as habitam, as áreas protegidas são classificadas em unidades de conservação e terras indígenas ou quilombolas. O Imazon já pesquisa e desenvolve projetos de campo há mais de 20 anos nesses territórios, principalmente na região Norte do Pará. Agora, com o novo programa, essa atuação será expandida para toda a região amazônica.

“Nós trabalhamos desde 2006 no Norte do Pará, onde está o maior bloco que áreas protegidas contínuas do mundo, com 22 milhões de hectares. Lá, atuamos desde o processo de criação das unidades de conservação até a elaboração e a implementação dos planos de manejo. Entre os projetos que temos na região está a formação e o acompanhamento de Agentes Ambientais Comunitários; ações de manejo sustentável e de uso público da floresta, como o turismo, por exemplo; e o auxílio à bioeconomia”, explica a pesquisadora Jakeline Pereira, diretora do Programa Áreas Protegidas do Imazon. 

Pesquisadora Jakeline Pereira atua como diretora do Programa Áreas Protegidas (Foto: Fernanda da Costa/Imazon)

 

Criação e implementação de áreas protegidas

Em relação à criação de áreas protegidas, principalmente unidades de conservação, o programa poderá realizar os estudos técnicos e as consultas públicas necessários para que sejam criadas. Já para as áreas protegidas que já foram demarcadas, o programa poderá elaborar e a executar os planos de manejo e de gestão, realizar projetos de desenvolvimento sustentável e de fortalecimento dos povos e comunidades tradicionais e apoiar e integrar os conselhos consultivos.

Um exemplo é o Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) Jará, unidade de conservação localizada em Juruti, no Oeste do Pará, que foi publicado em março pelo Imazon e agora terá a execução acompanhada pelo Programa Áreas Protegidas. Outras iniciativas que passarão a integrar o programa são as campanhas Proteja as Árvores Gigantes, que tem alertado a população sobre o avanço do desmatamento na Floresta Estadual (Flota) do Paru, no norte do Pará, e Um Dia No Parque, ação nacional da Rede Pró-Unidades de Conservação em que o Imazon atua no engajamento da população amazônida para visitar e proteger esses territórios.

This post was published on 5 de junho de 2023

Notícias recentes

Desmatamento cai 18% em junho de 2025, mas tendência no calendário anual segue em alta

Amazonas, Mato Grosso e Pará são responsáveis por 79% do total destruído Em junho de…

30 de julho de 2025

Ecoturismo: Pará ganhará nova trilha ecológica na APA Jará, em Juruti

Trilha Tucunaré será lançada no dia 20 de julho durante a campanha nacional Um Dia…

18 de julho de 2025

Amazônia terá 41 áreas protegidas no Um Dia no Parque 2025

Territórios preparam atividades para celebrar os 25 anos do Sistema Nacional de Unidades de Conservação…

18 de julho de 2025

Campanha Um Dia no Parque 2025 terá atividades em 23 unidades de conservação do Pará

Mobilização nacional convida o público a conhecer a natureza por meio da visitação desses territórios…

17 de julho de 2025

Imazon participa do MapBiomas User Summit e reforça colaboração com usuários da rede

Evento inédito reuniu comunidade de usuários para debater melhorias, ampliar parcerias e celebrar os 10…

11 de julho de 2025

Imazon apresenta uso de inteligência artificial para prever desmatamento em evento da ONU

Carlos Souza Jr. apresentou a plataforma PrevisIA durante AI for Good, um dos maiores encontros…

9 de julho de 2025