Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado neste 5 de junho, o Imazon lança o Programa Áreas Protegidas. A iniciativa vai auxiliar na criação, na conservação e no desenvolvimento desses territórios na Amazônia, o que inclui o fortalecimento dos povos e comunidades tradicionais que vivem neles ou que fazem uso sustentável deles.
Criadas para a conservação dos ecossistemas e para a proteção da biodiversidade e das populações que as habitam, as áreas protegidas são classificadas em unidades de conservação e terras indígenas ou quilombolas. O Imazon já pesquisa e desenvolve projetos de campo há mais de 20 anos nesses territórios, principalmente na região Norte do Pará. Agora, com o novo programa, essa atuação será expandida para toda a região amazônica.
“Nós trabalhamos desde 2006 no Norte do Pará, onde está o maior bloco que áreas protegidas contínuas do mundo, com 22 milhões de hectares. Lá, atuamos desde o processo de criação das unidades de conservação até a elaboração e a implementação dos planos de manejo. Entre os projetos que temos na região está a formação e o acompanhamento de Agentes Ambientais Comunitários; ações de manejo sustentável e de uso público da floresta, como o turismo, por exemplo; e o auxílio à bioeconomia”, explica a pesquisadora Jakeline Pereira, diretora do Programa Áreas Protegidas do Imazon.
Criação e implementação de áreas protegidas
Em relação à criação de áreas protegidas, principalmente unidades de conservação, o programa poderá realizar os estudos técnicos e as consultas públicas necessários para que sejam criadas. Já para as áreas protegidas que já foram demarcadas, o programa poderá elaborar e a executar os planos de manejo e de gestão, realizar projetos de desenvolvimento sustentável e de fortalecimento dos povos e comunidades tradicionais e apoiar e integrar os conselhos consultivos.
Um exemplo é o Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) Jará, unidade de conservação localizada em Juruti, no Oeste do Pará, que foi publicado em março pelo Imazon e agora terá a execução acompanhada pelo Programa Áreas Protegidas. Outras iniciativas que passarão a integrar o programa são as campanhas Proteja as Árvores Gigantes, que tem alertado a população sobre o avanço do desmatamento na Floresta Estadual (Flota) do Paru, no norte do Pará, e Um Dia No Parque, ação nacional da Rede Pró-Unidades de Conservação em que o Imazon atua no engajamento da população amazônida para visitar e proteger esses territórios.
This post was published on 5 de junho de 2023
Novembro teve alta de 41% nas áreas desmatadas e 84% nas degradadas A Amazônia teve…
Plataforma indica as áreas sob ameaça de derrubada para ajudar a mantê-las em pé Se…
Formação terá como professores pesquisadores que atuam há mais de 30 anos com o tema…
Em sua 3ª edição, evento vai reunir 30 palestrantes em torno do tema Ancestralidade Coletiva.…
Fogo fez degradação acelerar e chegar à média de 10 mil campos de futebol afetados…
Evento combinou palestras inspiradoras e programação cultural; participaram lideranças do movimento indígena, pesquisadores e autoridades.…