Ecoturismo: Pará ganhará nova trilha ecológica na APA Jará, em Juruti

facebook - Ecoturismo: Pará ganhará nova trilha ecológica na APA Jará, em Jurutifacebook - Ecoturismo: Pará ganhará nova trilha ecológica na APA Jará, em Jurutilinkedin - Ecoturismo: Pará ganhará nova trilha ecológica na APA Jará, em Jurutilinkedin - Ecoturismo: Pará ganhará nova trilha ecológica na APA Jará, em Jurutiwhatsapp - Ecoturismo: Pará ganhará nova trilha ecológica na APA Jará, em Jurutiwhatsapp - Ecoturismo: Pará ganhará nova trilha ecológica na APA Jará, em Jurutix - Ecoturismo: Pará ganhará nova trilha ecológica na APA Jará, em Jurutix - Ecoturismo: Pará ganhará nova trilha ecológica na APA Jará, em Jurutia2a - Ecoturismo: Pará ganhará nova trilha ecológica na APA Jará, em Jurutia2a - Ecoturismo: Pará ganhará nova trilha ecológica na APA Jará, em Juruti

Trilha Tucunaré será lançada no dia 20 de julho durante a campanha nacional Um Dia no Parque, que tem o objetivo de promover a visitação nas áreas protegidas

Tela 5 foto scaled - Ecoturismo: Pará ganhará nova trilha ecológica na APA Jará, em JurutiTela 5 foto scaled - Ecoturismo: Pará ganhará nova trilha ecológica na APA Jará, em Juruti
Área de Proteção Ambiental Jará (Foto: Daniel Govino)

A comunidade da Área de Proteção Ambiental (APA) Jará, em Juruti (PA), vai inaugurar neste sábado (20) a Trilha Tucunaré, nova rota ecológica construída com o protagonismo dos moradores locais. A abertura ocorre como parte do Um Dia no Parque, que valoriza as unidades de conservação e aproxima as pessoas da natureza.

A trilha segue parte de um caminho conhecido por muitos comunitários: o antigo trajeto percorrido diariamente por estudantes que saíam de suas casas rumo ao Lago Jará para chegar à escola na cidade. Com aproximadamente 1,2 km, ela foi revitalizada com base nesse percurso histórico, resgatando a memória local e valorizando a relação entre a população e o lugar.

“Essa iniciativa é muito mais do que um novo atrativo de visitação. Ela representa uma reconexão com o passado e uma valorização dos saberes de quem vive na região, que foram fundamentais em todo o processo de planejamento”, explica a pesquisadora do Imazon Jakeline Pereira.

O percurso é predominantemente no terreno reto e, durante o mapeamento, foram identificados pontos de interesse, obstáculos naturais e potencial para atividades de educação ambiental e ciclismo leve. A condução é realizada por integrantes do território e o trajeto tem duração média de 50 minutos, sendo considerado de baixa dificuldade.

A programação de inauguração será a partir das 8h, no Porto do Junhão, com o embarque dos participantes em rabetas para deslocamento até o ponto de acesso à trilha. O trajeto terrestre incluirá o plantio simbólico de espécies nativas, como ação educativa e de sensibilização ambiental. Após a caminhada, o retorno será feito também por via aquática, permitindo a contemplação da paisagem e reforçando a conexão entre os meios terrestre e fluvial.

Construção realizada com diálogo, cuidado e capacitação local

Aula para formação dos condutores da Trilha Tucunaré na APA Jará

A Trilha Tucunaré é resultado de um processo coletivo, que envolveu oficinas, mutirões, capacitações e ações de comunicação. O projeto foi apresentado durante reunião do conselho gestor da APA Jará, com a definição de um cronograma participativo que orientou desde a abertura do caminho até a instalação da sinalização. 

Além disso, 20 moradores da região participaram do curso “Boas Práticas na Condução de Trilhas Interpretativas”, formando os primeiros condutores aptos a guiar visitantes com foco no turismo de base comunitária.

“A formação foi pensada para valorizar os conhecimentos que eles já têm sobre a sua localidade e, ao mesmo tempo, fortalecer práticas seguras e sustentáveis de condução de visitantes. Mais do que capacitar, foi uma troca de saberes que fortalece o protagonismo da comunidade na gestão da ação e da unidade de conservação”, afirma Jakeline.

Outra iniciativa foi a formação em comunicação realizada durante o curso “Minha Comunidade nas Redes” para 17 pessoas de Juruti, principalmente da APA Jará. A atividade focava em técnicas para registrar e divulgar as vivências locais e a importância da conservação ambiental nas redes sociais. Com a inauguração, a APA Jará dá mais um passo para fortalecer a gestão participativa da unidade e o desenvolvimento de atividades sustentáveis.

A atividade foi realizada no âmbito do projeto “Promoção da Visitação Pública da APA Jará”, realizado em parceria com a Prefeitura de Juruti e apoiado pela Alcoa Foundation.

Sobre o Imazon
O Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) é uma instituição científica brasileira e amazônida, sem fins lucrativos, que realiza pesquisas e projetos para promover o desenvolvimento socioambiental e a justiça climática da região. Nosso propósito é produzir e aplicar soluções baseadas na conservação da floresta para melhorar a qualidade de vida não apenas da população amazônica, mas também brasileira e mundial. Saiba mais em: www.imazon.org.br.

Sobre a Alcoa Foundation 

A missão da Alcoa Foundation é investir onde a Alcoa empresa está presente, fazendo parcerias com as comunidades para atender às necessidades locais de maneira sustentável. Com uma estratégia que envolve doações corporativas e voluntariado por parte dos funcionários, os esforços da organização contribuem para programas que protegem e preservam o meio ambiente, além de promoverem o acesso igualitário à educação e oportunidades de desenvolvimento econômico e social. Para mais informações, acesse www.alcoa.com/foundation/en.

This post was published on 18 de julho de 2025

Notícias recentes

Grilagem sem punição: somente 7% das decisões judiciais resultam em condenações na Amazônia

Estudo do Imazon analisou 526 decisões, envolvendo 193 réus em 78 processos, sendo a maioria…

31 de julho de 2025

Desmatamento cai 18% em junho de 2025, mas tendência no calendário anual segue em alta

Amazonas, Mato Grosso e Pará são responsáveis por 79% do total destruído Em junho de…

30 de julho de 2025

Imazon participa de oficina sobre estratégias para uma pecuária sustentável

Encontro reuniu diversas entidades para construir soluções integradas para pensar na relação entre produção pecuária…

29 de julho de 2025

Amazônia terá 41 áreas protegidas no Um Dia no Parque 2025

Territórios preparam atividades para celebrar os 25 anos do Sistema Nacional de Unidades de Conservação…

18 de julho de 2025

Campanha Um Dia no Parque 2025 terá atividades em 23 unidades de conservação do Pará

Mobilização nacional convida o público a conhecer a natureza por meio da visitação desses territórios…

17 de julho de 2025

Imazon participa do MapBiomas User Summit e reforça colaboração com usuários da rede

Evento inédito reuniu comunidade de usuários para debater melhorias, ampliar parcerias e celebrar os 10…

11 de julho de 2025