Em novo formato, evento reúne ambientalistas, jornalistas, economistas e médicos para ciclo de debates sobre os desafios da sustentabilidade

Diálogos Sustentáveis propõe ainda a apresentação de cases de sucesso que servirão de verdadeiras inspirações ao público presente

 

Uma das principais programações da Feira Pan-Amazônica do Livro, chega a 2016 reformulada com novo nome e formato. O evento Diálogos Sustentáveis, que acontecerá nos dias 28 e 29 de maio, promete grandes debates sobre os desafios da sustentabilidade e seu caráter transversal na articulação de políticas públicas, na criação de modelos de negócios inovadores e colaborativos e na experiência de profissionais que mobilizam redes solidárias.

Três grandes temas nortearão as rodas de conversas. Os caminhos da Economia Criativa e da Economia Verde abre a programação e contará com a participação de Georgia Nicolau, jornalista e consultora nas áreas de cultura, desenvolvimento, inovação e políticas públicas que conhece vários ângulos do universo do empreendedorismo, tendo atuado na diretoria de Empreendedorismo, Gestão e Inovações da Secretaria de Economia Criativa do Ministério da Cultura (MinC).  Ao seu lado estará Roberto Smeraldi, jornalista, fundador e diretor da OSCIP Amigos da Terra – Amazônia Brasileira. Smeraldi, que já publicou ensaios e livros sobre desenvolvimento, sustentabilidade, políticas públicas, florestas, viagem e gastronomia, é também coordenador do projeto Centro de Gastronomia de Belém. A jornalista Míriam Leitão, volta ao evento, e além de participar do painel também fará o lançamento de sua mais nova publicação “História do Futuro – O Horizonte do Brasil no Século XXI”.

Desafios dos Territórios Sustentáveis na Amazônia é o tema abordado no segundo painel de sábado, que contará com a presença da jornalista Adriana Ramos, coordenadora do Instituto Socioambiental; Liane Freire, Presidente do Instituto Dialog e parceira da ONU – Habitat que participa do plano de desenvolvimento do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos em territórios impactados por grandes empreendimentos, como hidrelétricas e mineradoras; Ubiratan Cazetta, Procurador da República no Ministério Público Federal e, ainda, Sérgio Abranches, cientista Político e comentarista da rádio CBN que também já esteve presente em outras edições do evento.

O diferencial da programação está reservado para o domingo: nos painéis Experiências Compartilhadas o público poderá conhecer e se inspirar com grandes histórias de pessoas realizadoras que estão fazendo a diferença nos mais variados ramos. O dentista Felipe Rossi, do Projeto Missão África, e o neurocirurgião Erik Jennings, que atua em comunidades no oeste do Pará e acaba de lançar o livro “Paradô – Histórias de um neurocirurgião da Amazônia”, iniciam as apresentações da tarde. Tainá Marajoara, ativista responsável pelo Ponto de Cultura Alimentar Iacitatá Amazônia Viva, e Ruth Guichard do Polo de leitura Resistência Guamazonica, projeto que articula diversos parceiros no fortalecimento de uma rede de bibliotecas comunitárias em Belém, fecham a programação. Assim como nos anos anteriores, espera-se bastante interação da plateia que é formada por estudantes, jornalistas, ambientalistas, gestores, dentre outros.

O evento Diálogos Sustentáveis é uma realização do Imazon, Centro de Empreendedorismo da Amazônia e Secretaria de Cultura do Estado do Pará. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas enviando um e-mail para literatura@imazon.org.br ou confirmando sua presença através do evento no Facebook.

 

Serviço

Diálogos Sustentáveis

Curadoria e mediação: Ursula Vidal

Produção e Organização: Stefânia Costa

Dias: 28 e 29/05/2015

Hora: 14h-18h

Local: Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia

Auditório Benedito Nunes

Como participar: enviando nome para o e-mail literatura@imazon.org.br

 

Programação Completa

28/05 (sábado)

Painel 01  – 14h – Os caminhos da Economia Criativa e da Economia Verde 

Georgia Nicolau – São Paulo

Roberto Smeraldi – São Paulo

 

Painel 02  – 16h –  Os Desafios dos Territórios Sustentáveis na Amazônia 

Adriana Ramos – Instituto Socioambiental – ISA – Brasília

Liane Freire – ONU Habitat – Belém

 

 

29/05  (domingo)

Painel 1   –   14h – Experiências compartilhadas I

Dr. Felipe Rossi – Projeto Missão África   – São Paulo

Érick Jennings – Medicina e trocas humanas em comunidades tradicionais da Amazônia – Santarém

 

Painel 2  –  16h – Experiências compartilhadas II

Taina Marajoara – Instituto Iacitatá / Projeto CATA – Belém

Ruth Guichard – Polo de leitura Resistência Guamazonica

 

This post was published on 24 de maio de 2016

Notícias recentes

Desmatamento na Amazônia tem 14º mês consecutivo de redução

Derrubada da floresta de janeiro a maio foi a menor dos últimos seis anos, passando…

27 de junho de 2024

Superfície de água no Brasil voltou a ficar abaixo da média em 2023

Em extensão, Amazônia foi o bioma que mais perdeu superfície de água; proporcionalmente, Pantanal foi…

26 de junho de 2024

A um mês do Um Dia no Parque, Amazônia já tem 30 áreas protegidas com programações na campanha nacional

Territórios podem inscrever atividades até o dia 30 de junho   Faltando um mês para…

21 de junho de 2024

Empresas autorizadas a exportar carne para china descumprem especificações contra desmatamento

Novo levantamento do Radar Verde revela que as plantas frigoríficas autorizadas a exportar para China…

3 de junho de 2024

Imazon lança programa para mulheres líderes que residem no Pará

Inscrições estão abertas até o dia 2 de junho (domingo) Foto área de Belém, no…

24 de maio de 2024

Queimadas em Roraima fizeram degradação florestal ser a maior dos últimos 15 anos na Amazônia

Área afetada pelo dano ambiental chegou a 2.846 km² de janeiro a abril, a maior…

21 de maio de 2024