Diálogos Sustentáveis propõe ainda a apresentação de cases de sucesso que servirão de verdadeiras inspirações ao público presente
Uma das principais programações da Feira Pan-Amazônica do Livro, chega a 2016 reformulada com novo nome e formato. O evento Diálogos Sustentáveis, que acontecerá nos dias 28 e 29 de maio, promete grandes debates sobre os desafios da sustentabilidade e seu caráter transversal na articulação de políticas públicas, na criação de modelos de negócios inovadores e colaborativos e na experiência de profissionais que mobilizam redes solidárias.
Três grandes temas nortearão as rodas de conversas. Os caminhos da Economia Criativa e da Economia Verde abre a programação e contará com a participação de Georgia Nicolau, jornalista e consultora nas áreas de cultura, desenvolvimento, inovação e políticas públicas que conhece vários ângulos do universo do empreendedorismo, tendo atuado na diretoria de Empreendedorismo, Gestão e Inovações da Secretaria de Economia Criativa do Ministério da Cultura (MinC). Ao seu lado estará Roberto Smeraldi, jornalista, fundador e diretor da OSCIP Amigos da Terra – Amazônia Brasileira. Smeraldi, que já publicou ensaios e livros sobre desenvolvimento, sustentabilidade, políticas públicas, florestas, viagem e gastronomia, é também coordenador do projeto Centro de Gastronomia de Belém. A jornalista Míriam Leitão, volta ao evento, e além de participar do painel também fará o lançamento de sua mais nova publicação “História do Futuro – O Horizonte do Brasil no Século XXI”.
Desafios dos Territórios Sustentáveis na Amazônia é o tema abordado no segundo painel de sábado, que contará com a presença da jornalista Adriana Ramos, coordenadora do Instituto Socioambiental; Liane Freire, Presidente do Instituto Dialog e parceira da ONU – Habitat que participa do plano de desenvolvimento do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos em territórios impactados por grandes empreendimentos, como hidrelétricas e mineradoras; Ubiratan Cazetta, Procurador da República no Ministério Público Federal e, ainda, Sérgio Abranches, cientista Político e comentarista da rádio CBN que também já esteve presente em outras edições do evento.
O diferencial da programação está reservado para o domingo: nos painéis Experiências Compartilhadas o público poderá conhecer e se inspirar com grandes histórias de pessoas realizadoras que estão fazendo a diferença nos mais variados ramos. O dentista Felipe Rossi, do Projeto Missão África, e o neurocirurgião Erik Jennings, que atua em comunidades no oeste do Pará e acaba de lançar o livro “Paradô – Histórias de um neurocirurgião da Amazônia”, iniciam as apresentações da tarde. Tainá Marajoara, ativista responsável pelo Ponto de Cultura Alimentar Iacitatá Amazônia Viva, e Ruth Guichard do Polo de leitura Resistência Guamazonica, projeto que articula diversos parceiros no fortalecimento de uma rede de bibliotecas comunitárias em Belém, fecham a programação. Assim como nos anos anteriores, espera-se bastante interação da plateia que é formada por estudantes, jornalistas, ambientalistas, gestores, dentre outros.
O evento Diálogos Sustentáveis é uma realização do Imazon, Centro de Empreendedorismo da Amazônia e Secretaria de Cultura do Estado do Pará. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas enviando um e-mail para literatura@imazon.org.br ou confirmando sua presença através do evento no Facebook.
Serviço
Diálogos Sustentáveis
Curadoria e mediação: Ursula Vidal
Produção e Organização: Stefânia Costa
Dias: 28 e 29/05/2015
Hora: 14h-18h
Local: Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia
Auditório Benedito Nunes
Como participar: enviando nome para o e-mail literatura@imazon.org.br
Programação Completa
28/05 (sábado)
Painel 01 – 14h – Os caminhos da Economia Criativa e da Economia Verde
Georgia Nicolau – São Paulo
Roberto Smeraldi – São Paulo
Painel 02 – 16h – Os Desafios dos Territórios Sustentáveis na Amazônia
Adriana Ramos – Instituto Socioambiental – ISA – Brasília
Liane Freire – ONU Habitat – Belém
29/05 (domingo)
Painel 1 – 14h – Experiências compartilhadas I
Dr. Felipe Rossi – Projeto Missão África – São Paulo
Érick Jennings – Medicina e trocas humanas em comunidades tradicionais da Amazônia – Santarém
Painel 2 – 16h – Experiências compartilhadas II
Taina Marajoara – Instituto Iacitatá / Projeto CATA – Belém
Ruth Guichard – Polo de leitura Resistência Guamazonica
This post was published on 24 de maio de 2016
Novembro teve alta de 41% nas áreas desmatadas e 84% nas degradadas A Amazônia teve…
Plataforma indica as áreas sob ameaça de derrubada para ajudar a mantê-las em pé Se…
Formação terá como professores pesquisadores que atuam há mais de 30 anos com o tema…
Em sua 3ª edição, evento vai reunir 30 palestrantes em torno do tema Ancestralidade Coletiva.…
Fogo fez degradação acelerar e chegar à média de 10 mil campos de futebol afetados…
Evento combinou palestras inspiradoras e programação cultural; participaram lideranças do movimento indígena, pesquisadores e autoridades.…