Flota de Faro inaugura primeiro Centro Comunitário de Gestão Integrada no Pará

facebook - Flota de Faro inaugura primeiro Centro Comunitário de Gestão Integrada no Paráfacebook - Flota de Faro inaugura primeiro Centro Comunitário de Gestão Integrada no Parálinkedin - Flota de Faro inaugura primeiro Centro Comunitário de Gestão Integrada no Parálinkedin - Flota de Faro inaugura primeiro Centro Comunitário de Gestão Integrada no Paráwhatsapp - Flota de Faro inaugura primeiro Centro Comunitário de Gestão Integrada no Paráwhatsapp - Flota de Faro inaugura primeiro Centro Comunitário de Gestão Integrada no Paráx - Flota de Faro inaugura primeiro Centro Comunitário de Gestão Integrada no Paráx - Flota de Faro inaugura primeiro Centro Comunitário de Gestão Integrada no Paráa2a - Flota de Faro inaugura primeiro Centro Comunitário de Gestão Integrada no Paráa2a - Flota de Faro inaugura primeiro Centro Comunitário de Gestão Integrada no Pará

Integrar ações das comunidades, do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-Bio) e de parceiros que atuam no desenvolvimento sustentável dentro da Floresta Estadual de Faro (Flota de Faro) é o objetivo do primeiro Centro Comunitário de Gestão Integrada, construído por membros das comunidades Português e Monte Sião, com apoio do Programa Territórios Sustentáveis. O Centro Comunitário foi inaugurado e entregue a comunidade no dia 05 de outubro, em meio a uma emocionante solenidade, que contou também com a aprovação do Plano de Uso Público da Flota de Faro e credenciamento de 26 Agentes Ambientais Comunitários.

Com brilho nos olhos e muita expectativa, as comunidades de Português e Monte Sião participaram ativamente de todo o processo que agora é uma realidade. “O centro vem nos trazer o desenvolvimento sustentável, seja com as atividades junto aos parceiros como os cursos de meliponicultura, turismo de base comunitária, monitoramento e manejo da copaíba; ou as da própria comunidade, que agora poderão ser realizadas no Centro Comunitário”, enfatizou o presidente da Associação de Moradores e Usuários da Flota de Faro, Joerisson Nunes.

O diretor executivo adjunto do Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), Roberto Palmieri, também participou da inauguração do centro. “O Centro Comunitário aqui em Faro é importante pela forma como foi construído, a participação ativa e isso é muito bacana. O primeiro ponto foi esse exercício de colaboração de envolvimento para eles sentirem que este centro é deles, a segunda importância é a base para os próprios moradores terem um lugar onde possam reunir, assim como os parceiros. Tirando a infraestrutura que existe no Parque Estadual do Utinga, em Belém, este é o primeiro centro avançado dentro de uma Unidade de Conservação Estadual aqui no Pará”.

Criada em 2006, a Flota possui 613,8 mil hectares de extensão situada nos municípios de Faro (60%) e Oriximiná (40%). Abriga grande diversidade de espécies florestais de valor econômico, rios em boas condições de acesso e belezas cênicas com potencial para o ecoturismo e pesca esportiva. Assim, a construção do Centro Comunitário promete fortalecer o desenvolvimento sustentável e integrado da Flota de Faro. “Esse centro representa o conjunto das atividades que o Ideflor-Bio, Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), e o Programa Territórios Sustentáveis vem desenvolvendo na Flota de Faro para provar que é possível obter o desenvolvimento sustentável através da organização social, respeitando a forma de vida e a cultura local. Provar que é possível viver na floresta, é possível desenvolver a economia e, ainda assim nós vamos recuperar as áreas degradadas, vamos proteger mananciais e lagos e a floresta vai continuar de pé”, complementou Joanísio Mesquita, Gerente da Flota de Faro.

O Centro Comunitário é um espaço multiuso para a gestão integrada da Flota de Faro, por meio de seu órgão gestor (Ideflor-Bio), parceiros e comunidades. Além disso, poderá ser utilizado para eventos, recepção de visitantes e alojamento com capacidade para 40 pessoas.

Os eventos podem ser agendados através dos seguintes contatos:

Joanisio Mesquita – Gerente da Flota de Faro: (93) 99110-4984 ou (91) 98849-4949

Joerisson Nunes – Presidente da Associação de Moradores e Usuários da Flota de Faro: (92) 99339-4750

As ações do Programa Territórios Sustentáveis desenvolvidas dentro da Flota de Faro são integradas pelos eixos Capital Social, Desenvolvimento Econômico, Gestão Pública e Gestão Ambiental, oficializadas por meio de acordo de cooperação com Governo do Estado do Pará,executadas pelo Ideflor-Bio, Agenda Pública, Equipe de Conservação da Amazônia (Ecam) e Imazon, com apoio financeiro da Mineração Rio do Norte.

Texto: Martha Costa – Programa Territórios Sustentáveis

This post was published on 10 de outubro de 2017

Notícias recentes

Ecoturismo: Pará ganhará nova trilha ecológica na APA Jará, em Juruti

Trilha Tucunaré será lançada no dia 20 de julho durante a campanha nacional Um Dia…

18 de julho de 2025

Amazônia terá 41 áreas protegidas no Um Dia no Parque 2025

Territórios preparam atividades para celebrar os 25 anos do Sistema Nacional de Unidades de Conservação…

18 de julho de 2025

Campanha Um Dia no Parque 2025 terá atividades em 23 unidades de conservação do Pará

Mobilização nacional convida o público a conhecer a natureza por meio da visitação desses territórios…

17 de julho de 2025

Derrubada na Amazônia Legal cresce 15% de agosto a maio

Em dez meses foram desmatados 2.825 km² de floresta   A devastação da Amazônia Legal…

2 de julho de 2025

No Dia do Amigo, campanha “Um Dia no Parque” incentiva brasileiros a se conectarem com a natureza

Com meta de envolver mais de 450 Unidades de Conservação e mobilizar 135 mil visitantes,…

18 de junho de 2025

Imazon capacita 15 pessoas para o uso de drones no Assentamento Abril Vermelho

Atividade promove uso de tecnologia como aliada na proteção da floresta e na autonomia das…

16 de junho de 2025