Grandes nomes se reúnem em Belém para falar de sustentabilidade

Miriam Leitão, Ricardo Abramovay, Sérgio Abranches e Sérgio Besserman. Estes são os convidadospara um bate-papo que vai acontecer no próximo dia 22 dentro da XVI Feira Pan Amazônia do Livro em Belém. Desenvolvimento sustentável, economia verde e mudanças climáticas são alguns dos temas a serem tratados durante essa série de conversas que será mediada por Beto Veríssimo, pesquisador sênior e co-fundador do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon).

O bate-papo “Literatura & Sustentabilidade”, apenas para convidados, reunirá lideranças do setor ambiental, social e político além de empresários, intelectuais, jornalistas, artistas, ONGs e estudantes. Os quatro autores têm forte ligação com a temática ambiental e estarão lançando livros em Belém e realizando sessão de autógrafo durante o evento.

Míriam Leitão, jornalista de economia e negócios da Rede Globo e do Jornal o Globo, é autora do da obra “Saga Brasileira” pela Editora Record. O livro aborda a história recente da economia brasileira indo da hiperinflação ao plano Real. A estabilização da economiapermitiu ao Brasil começar a tratar as questões de longo prazo como educação de qualidade e sustentabilidade.

O sociólogo Ricardo Abramovay, professor titular da USP, pesquisador da FAPESP, é autor do livro “Muito Além da Economia Verde” lançado em 2012 na Rio + 20 pela Planeta Sustentável/Abril. Abramovay defende que para migrar para um modelo eficiente de desenvolvimento sustentável é preciso ir muito além da economia verde. “Todos sabem que estamos muito aquém dessa economia e, apesar disso, o livro propõe ir além desse conceito, rumo a uma realidade totalmente diferente. Não se trata de uma economia verde com penduricalhos. É um novo conceito, em que a questão central é colocar o pé no freio. Será que vai dar tempo de fazermos menos?”, questiona o sociólogo.

Sérgio Abranches, cientista Político e comentarista da rádio CBN, é autor do livro “Copenhague Antes e Depois” pela Editora Record. O livro resume e analisa os fatos e os bastidores da cúpula global sobre o clima de 2009 em Copenhague (Dinamarca), durante a 15a Conferência das Partes da Convenção do Clima, a COP15.

Sérgio Besserman é Presidente do Câmara Técnica de Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e professor de Economia da PUC-RJ. Ele também é comentarista do Bom Dia Rio da TV Globo. Besserman foi também diretor de planejamento do BNDES e Presidente do IBGE e do Grupo de Trabalho da Prefeitura do Rio de janeiro para a Rio + 20.

Para Beto Veríssimo, mediador do evento, o bate-papo é uma oportunidade ímpar, pois reúne um grupo seleto de autores com foco na temática de mudanças climáticas e economia verde. “O Brasil finalmente está começando a publicar bons livros sobre mudanças climáticas e sustentabilidade seguindo o passo da Europa e Estados Unidos, onde tanto acadêmicos como jornalistas têm publicado muito sobre o tema”.

“Literatura & Sustentabilidade” tem patrocínio de Fundação Vale e apoio do Governo do Estado do Pará – Secretária de Cultura (SECULT) e XVI Feira Pan Amazônica do Livro. Convites podem ser solicitados pelo e-mail imazon@imazon.org.br.

NOTA

A jornalista Sônia Bridi, antes uma das participantes do bate-papo, infelizmente não poderá comparecer ao evento por motive de saúde.

SERVIÇO

Data: 22 de setembro de 2012

Local: Auditório do Hangar Centro de Convenções da Amazônia

Horário: 10:30 às 12:30 – 15 às 19:00

PARA INTERESSADOS, CONVITES AINDA ESTÃO DISPONÍVEIS PELO EMAIL IMAZON@IMAZON.ORG.BR

This post was published on 18 de setembro de 2012

Notícias recentes

Exploração madeireira cresce 584% em Roraima

Levantamento do Simex aponta que menos de 20% da exploração ocorreu de maneira legalizada   O total…

23 de agosto de 2024

Calendário do desmatamento 2024 fecha com redução de 46% na Amazônia, mas julho foi o segundo mês consecutivo com aumento na devastação

  O calendário do desmatamento 2024, que abrange o intervalo de agosto de 2023 a…

23 de agosto de 2024

Mazagão concentra 100% da exploração madeireira no Amapá

Quarto maior município do estado teve 351 hectares com extração de madeira entre agosto de…

22 de agosto de 2024

Exploração madeireira não autorizada em Rondônia aumenta em 2023: cresce pressão sob áreas protegidas

Rondônia registra um aumento na exploração ilegal, especialmente em Terras Indígenas e Unidades de Conservação…

20 de agosto de 2024

Exploração madeireira no Acre cai 60% em 2023, aponta estudo da rede Simex

A queda representa cerca de 15 mil hectares a menos que o identificado no estudo…

19 de agosto de 2024

Extração ilegal de madeira cresce e chega a 42% do total no Pará

Exploração madeireira sem autorização passou de 17,8 mil hectares entre agosto de 2021 e julho…

16 de agosto de 2024