Desmatamento TI ImagemDoDia 837x1024 - #ImagemDoDia - Alertas de desmatamento do SAD indicam forte pressão sobre a Terra Indígena Apyterewa

Alertas de desmatamento do SAD indicam forte pressão por ocupação na Terra Indígena Apyterewa, localizada no Pará, na área de influência da Usina Hidrelétrica (UHE) de Belo Monte. Os alertas são um indicador para avaliar tendências de desmatamento e identificar áreas críticas. Entre agosto e dezembro de 2018, a TI perdeu o equivalente a 440 campos de futebol de florestas por mês, colocando-a no topo do ranking de TIs que mais desmatam na Amazônia.

Desde a execução do projeto da UHE, a TI, pertencente ao povo Parakanã, vem sofrendo constantes invasões por madeireiros, fazendeiros e garimpeiros. Em 2018 foram implementadas ações para retirar esses ocupantes ilegais, incluindo a Força Nacional de Segurança Pública, mas até janeiro de 2019 os infratores persistiam na área protegida.

Povos indígenas são guardiões da fauna e flora locais e seus territórios são áreas efetivas na contenção do desmatamento; apenas 2% do desmatamento na Amazônia ocorre dentro de TIs. Dessa forma, os órgãos de fiscalização federais devem atuar de forma ágil e rigorosa contra os infratores para garantir os direitos dos indígenas e a preservação da biodiversidade e dos valores culturais desses povos.

Texto por Antônio Victor Fonseca – Pesquisador do Imazon


Leia também:

APÓS DIGITAR O TEXTO, PRESSIONE ENTER PARA COMEÇAR A PESQUISAR