Por Maria Clara Medeiros – Pesquisadora do Imazon
Há dois anos, Imazon e Ideflor-Bio desenvolvem na região da Calha Norte do Pará o Programa de Agentes Ambientais Comunitários, que capacita membros de populações tradicionais para promover a educação ambiental em suas comunidades, incentivando também a participação social.
Desde sua implementação, o Programa já capacitou 89 comunitários, formando 59 agentes residentes no interior e entorno da Floresta Estadual de Faro, Território Quilombola Ariramba e 17 comunidades ribeirinhas da Floresta Nacional Saracá-Taquera, em Oriximiná.
Na primeira etapa, os comunitários participaram de oficinas de educação ambiental abordando temas como Legislação Florestal, Ecologia, Áreas Protegidas, entre outros. Atualmente, os agentes realizam Planos de Trabalho, transmitindo conhecimentos para suas comunidades por meio de palestras educativas e adotando e ensinando práticas sustentáveis, como descarte correto de lixo e sistemas agroflorestais.
Na Flota de Faro, os agentes apoiam ativamente o turismo comunitário, fazendo a demarcação e manutenção de trilhas ecológicas. Já em Oriximiná, grande parte dos agentes participa do “Projeto Pé de Pincha”, que promove a proteção de quelônios, coletando ovos e construindo berçários. Em 2018, mais de 2.000 ovos foram resgatados na região e serão devolvidos à natureza na época da soltura.
This post was published on 9 de fevereiro de 2019
Mobilização nacional convida o público a conhecer a natureza por meio da visitação desses territórios…
Em dez meses foram desmatados 2.825 km² de floresta A devastação da Amazônia Legal…
Com meta de envolver mais de 450 Unidades de Conservação e mobilizar 135 mil visitantes,…
Atividade promove uso de tecnologia como aliada na proteção da floresta e na autonomia das…
Pesquisador do Inpe deixou como legado ferramentas que mudaram a história da gestão ambiental no…
Atividade promoveu reflexão sobre descobertas recentes da arqueologia que provam que os indígenas vivam em…