Por Heron Martins – Pesquisador do Imazon

1 300x251 - #ImagemDoDia: Terras Indígenas garantem direitos e protegem florestas2 300x251 - #ImagemDoDia: Terras Indígenas garantem direitos e protegem florestas

As Terras Indígenas (TI) exercem duas grandes funções. A primeira é garantir aos povos indígenas o acesso a suas terras ancestrais e, com isso, permitir que preservem sua cultura e estilo de vida. A segunda é conservar a floresta, uma vez que essa categoria de área protegida é a mais eficiente nessa conservação (http://bit.ly/2Qdzq9s), pois os próprios índios fazem o papel de fiscais da floresta.

Essa capacidade de proteção pode ser constatada quando analisamos a situação da Terra Indígena Parakanã e da Área de Proteção Ambiental (APA) Triunfo do Xingu, ambas localizadas no sul do Pará. A cobertura florestal da TI Parakanã ainda se mantém conservada mesmo com a forte ocupação no entorno, já praticamente todo desmatado. Já a APA Triunfo do Xingu, uma categoria de área protegida que permite a existência de fazendas para criação de gado, possui mais de 60% de seu território desmatado, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (Inpe).

A análise desses dois casos acima deixa claro que uma política de flexibilização de acesso e exploração das Terras Indígenas por não indígenas poderia causar graves impactos não somente aos povos tradicionais que habitam essas áreas protegidas, mas também às suas florestas ainda conservadas.


Leia também:

APÓS DIGITAR O TEXTO, PRESSIONE ENTER PARA COMEÇAR A PESQUISAR