Imazon apresenta dados do monitoramento do desmatamento na Feira Pan-Amazônica do Livro

facebook - Imazon apresenta dados do monitoramento do desmatamento na Feira Pan-Amazônica do Livrofacebook - Imazon apresenta dados do monitoramento do desmatamento na Feira Pan-Amazônica do Livrolinkedin - Imazon apresenta dados do monitoramento do desmatamento na Feira Pan-Amazônica do Livrolinkedin - Imazon apresenta dados do monitoramento do desmatamento na Feira Pan-Amazônica do Livrowhatsapp - Imazon apresenta dados do monitoramento do desmatamento na Feira Pan-Amazônica do Livrowhatsapp - Imazon apresenta dados do monitoramento do desmatamento na Feira Pan-Amazônica do Livrox - Imazon apresenta dados do monitoramento do desmatamento na Feira Pan-Amazônica do Livrox - Imazon apresenta dados do monitoramento do desmatamento na Feira Pan-Amazônica do Livroa2a - Imazon apresenta dados do monitoramento do desmatamento na Feira Pan-Amazônica do Livroa2a - Imazon apresenta dados do monitoramento do desmatamento na Feira Pan-Amazônica do Livro

Para monitorar o desmatamento e a degradação ambiental na Amazônia, o Imazon publica mensalmente o boletim do Sistema de Alerta do Desmatamento – SAD. Amplamente utilizado por instituições, empresas e órgãos de governo, a publicação vai ser o assunto da palestra que acontece nesta terça, 31, às 16h no stand Sociedade em defesa da Amazônia, na XX Feira Pan-Amazônica do Livro.

O boletim mais recente, que será lançado durante a palestra pelo Instituto, revela um aumento de 700% na degradação ambiental em comparação ao mesmo período do ano passado, em especial na região Nordeste do Pará. Os dados do desmatamento apresentaram aumento pelo terceiro mês consecutivo, em um movimento que preocupa os especialistas. Para Marcelo Justino, palestrante e membro da equipe responsável pelo estudo, o aumento das taxas está ligado a pavimentação da rodovia BR-163, além da expansão da atividade agrícola e pecuária nos estados do Pará, Mato Grosso e Rondônia.

“Ter um boletim como o SAD é importante para garantir a transparência da informação e o acesso da população aos dados gerados”, afirma Marcelo, que reitera a contribuição do boletim em informar para punir quem comete crimes ambientais. A programação do stand vai até o dia 05 de junho, das 10h às 22h, com entrada franca.

Veja programação completa aqui.

 

 

This post was published on 31 de maio de 2016

Notícias recentes

Derrubada na Amazônia Legal cresce 15% de agosto a maio

Em dez meses foram desmatados 2.825 km² de floresta   A devastação da Amazônia Legal…

2 de julho de 2025

No Dia do Amigo, campanha “Um Dia no Parque” incentiva brasileiros a se conectarem com a natureza

Com meta de envolver mais de 450 Unidades de Conservação e mobilizar 135 mil visitantes,…

18 de junho de 2025

Imazon capacita 15 pessoas para o uso de drones no Assentamento Abril Vermelho

Atividade promove uso de tecnologia como aliada na proteção da floresta e na autonomia das…

16 de junho de 2025

Morre Dalton Valeriano, que revolucionou o monitoramento da Amazônia

Pesquisador do Inpe deixou como legado ferramentas que mudaram a história da gestão ambiental no…

5 de junho de 2025

Imazon inicia Semana do Meio Ambiente com Cine Literário sobre a história da Amazônia antes da colonização

Atividade promoveu reflexão sobre descobertas recentes da arqueologia que provam que os indígenas vivam em…

4 de junho de 2025

Imazon participa de seminário pré-COP 30 no Amapá e formaliza acordo técnico

Parceria reforça ações de monitoramento ambiental e combate ao desmatamento no Amapá Com foco na…

30 de maio de 2025