Imazon capacita servidores públicos municipais em Santarém

Imazon capacita servidores públicos municipais em Santarém

As oficinas de Fortalecimento da Gestão Ambiental Municipal fazem parte de ciclo de treinamentos do Programa Territórios Sustentáveis, promovidos pelo Imazon desde o ano de 2018.

 

 

DSC05689 300x225 - Imazon capacita servidores públicos municipais em Santarém

 

Nos dias 16 e 17, o Imazon realizou a oficina de Fortalecimento da Gestão Ambiental para técnicos das Secretarias Municipais de Meio Ambiente de cidades do Baixo Amazonas. A oficina  foi realizada em Santarém, e contou com a participação de 26 técnicos (17 homens e 9 mulheres) dos municípios: Alenquer, Almeirim, Faro, Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná, Prainha, Juruti e Terra Santa.

 

O objetivo da oficina é o aprimoramento e compartilhamento de conhecimentos sobre a implementação da gestão ambiental municipal, de acordo com os requisitos estabelecidos pela Lei Complementar nº 140/2011 e a Resolução do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema) nº 120/2015, com destaque para atualizações de informações de licenciamento e fiscalização ambiental.

 

A atividade é uma ação do Programa Territórios Sustentáveis e do Projeto Fortalecimento da Gestão Ambiental, realizada pelo Imazon  e financiada pela Mineração Rio do Norte e Fundo Amazônia. A oficina faz parte de um ciclo de capacitações que o Imazon está promovendo desde 2018, onde já foram treinados 53 técnicos de órgãos ambientais em municípios com desmatamento crítico.

 

IMG 9628 e1555607414584 200x300 - Imazon capacita servidores públicos municipais em Santarém

 

A analista ambiental do Imazon, Izabella Gomes, destacou  a importância do evento para os municípios: “A oficina é um momento para os municípios de aprimorar os conhecimentos sobre o processo de descentralização da gestão ambiental de acordo com os critérios estabelecidos na Lei Complementar Nº 140/2011 e Resolução COEMA N° 120/2015, com destaque para atualização de informações sobre o licenciamento ambiental”, completou.

O Imazon – Instituto do Homem e Meio Ambiente na Amazônia e um centro de pesquisa brasileiro, fundado em 1990, que tem como missão promover a conservação e o desenvolvimento sustentável na Amazonia.

O Imazon, em parceria com Agenda Pública, Equipe de Conservação da Amazônia (Ecam) e Mineração Rio do Norte, desenvolve o Programa Territórios Sustentáveis que acredita que é possível garantir que as pessoas da região amazônica tenham condições justas de desenvolvimento e oportunidades para uma vida melhor, respeitando as características de cada comunidade.  

O Programa atua na região amazônica do oeste do Pará, conhecida como Calha Norte, mais especificamente nos municípios de Oriximiná, Terra Santa e Faro que formam uma das maiores extensões tropicais protegidas do mundo e apresentam uma diversidade populacional que inclui ribeirinhos, quilombolas e indígenas inseridos em um contexto econômico que vai do extrativismo à agricultura, pecuária e mineração.

O Imazon é responsável pelos eixos “Gestão Ambiental” e “Desenvolvimento Econômico” do programa.

Conheça mais o Programa Territórios Sustentáveis: http://www.territoriossustentaveis.org.br