Imazon divulga dados atualizados do desmatamento na Amazônia. Tendência de aumento é mantida em novembro de 2018.

facebook - Imazon divulga dados atualizados do desmatamento na Amazônia. Tendência de aumento é mantida em novembro de 2018.facebook - Imazon divulga dados atualizados do desmatamento na Amazônia. Tendência de aumento é mantida em novembro de 2018.linkedin - Imazon divulga dados atualizados do desmatamento na Amazônia. Tendência de aumento é mantida em novembro de 2018.linkedin - Imazon divulga dados atualizados do desmatamento na Amazônia. Tendência de aumento é mantida em novembro de 2018.whatsapp - Imazon divulga dados atualizados do desmatamento na Amazônia. Tendência de aumento é mantida em novembro de 2018.whatsapp - Imazon divulga dados atualizados do desmatamento na Amazônia. Tendência de aumento é mantida em novembro de 2018.x - Imazon divulga dados atualizados do desmatamento na Amazônia. Tendência de aumento é mantida em novembro de 2018.x - Imazon divulga dados atualizados do desmatamento na Amazônia. Tendência de aumento é mantida em novembro de 2018.a2a - Imazon divulga dados atualizados do desmatamento na Amazônia. Tendência de aumento é mantida em novembro de 2018.a2a - Imazon divulga dados atualizados do desmatamento na Amazônia. Tendência de aumento é mantida em novembro de 2018.

Em 02 de janeiro de 2019.

 

O desmatamento segue com tendência de aumento, segundo dados do Boletim do Desmatamento (SAD) novembro 2018 divulgados hoje pelo Imazon. O Estado do Pará contribuiu com 63% dos alertas de desmatamento registrados em novembro de 2018. As áreas que mais sofreram destruição encontram-se principalmente no nordeste do estado, na região da Terra do Meio, e no oeste com alta concentração de alertas na região da Calha Norte (área que reúne o maior bloco de florestas protegidas do mundo).

O desmatamento cresceu também no Amazonas, estado com o segundo maior número de alertas (12%), seguido por Rondônia (9%), Mato Grosso (7%), Roraima (5%) e Acre (4%).

Unidades de Conservação

O Boletim apresenta, ainda, o ranking das 10 Unidades de Conservação com maior número de alertas de desmatamento em novembro de 2018, das quais 6 estão no Pará como é o caso da Área de Preservação Ambiental Triunfo do Xingu e da Floresta Nacional do Jamanxim. A Reserva Chico Mendes, no Estado do Acre, registrou o segundo maior número de alertas de desmatamentos em novembro de 2018.

Terras Indígenas

As TIs mais pressionadas por desmatamentos em novembro de 2018 estão no Estado do Pará. Outro ponto de atenção encontra-se na fronteira do Amazonas com Roraima onde Terras Indígenas sofrem pressão de desmatamento.

Desmatamento acumulado

Para o período acumulado de agosto a novembro de 2018, o desmatamento dobrou em relação ao mesmo período do ano anterior, chegando a 1.463 km2 de florestas perdidas. Já o desmatamento detectado no mês de novembro de 2018 foi 4 vezes maior do que em novembro de 2017.

 

Veja aqui o boletim.

 

This post was published on 2 de janeiro de 2019

Notícias recentes

Pesquisadores do Imazon apresentam estudos no Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto

Trabalhos falam sobre seca, queimadas e degradação e fortalecem a proteção da Amazônia Pesquisadoras e…

29 de abril de 2025

Desmatamento aumenta 18% de agosto a março na Amazônia

Período se refere aos primeiros oito meses do chamado “calendário do desmatamento”, que vai de…

25 de abril de 2025

APA Jará terá trilha ecológica e turismo de base comunitária

Um dos objetivos da iniciativa é gerar renda de forma sustentável para as comunidades relacionadas…

14 de abril de 2025

Inscrições para a etapa presencial do Trilhas da Cobertura Climática já estão abertas

Compreender o cenário de mudanças climáticas para criar conteúdos contextualizados e aprofundados. É o propósito…

12 de abril de 2025

ATL 2025: terras indígenas registram apenas 3% do desmatamento nos últimos 13 anos

  A 21º edição do Acampamento Terra Livre (ATL), maior encontro de mobilização indígena do…

9 de abril de 2025

Moradores da Flota de Faro soltam mais de mil quelônios na natureza

Após meses de cuidados, os animais tiveram seu primeiro contato com as águas da área…

7 de abril de 2025