Imazon divulga dados do desmatamento na Amazônia e aponta aumento em comparação com janeiro do ano passado

facebook - Imazon divulga dados do desmatamento na Amazônia e aponta aumento em comparação com janeiro do ano passadofacebook - Imazon divulga dados do desmatamento na Amazônia e aponta aumento em comparação com janeiro do ano passadolinkedin - Imazon divulga dados do desmatamento na Amazônia e aponta aumento em comparação com janeiro do ano passadolinkedin - Imazon divulga dados do desmatamento na Amazônia e aponta aumento em comparação com janeiro do ano passadowhatsapp - Imazon divulga dados do desmatamento na Amazônia e aponta aumento em comparação com janeiro do ano passadowhatsapp - Imazon divulga dados do desmatamento na Amazônia e aponta aumento em comparação com janeiro do ano passadox - Imazon divulga dados do desmatamento na Amazônia e aponta aumento em comparação com janeiro do ano passadox - Imazon divulga dados do desmatamento na Amazônia e aponta aumento em comparação com janeiro do ano passadoa2a - Imazon divulga dados do desmatamento na Amazônia e aponta aumento em comparação com janeiro do ano passadoa2a - Imazon divulga dados do desmatamento na Amazônia e aponta aumento em comparação com janeiro do ano passado

O Imazon publicou os dados do Boletim do Desmatamento (SAD) referentes ao mês de janeiro de 2019. No total, foram detectados 108 km² de desmatamento na Amazônia Legal. Segundo o boletim, no primeiro mês de 2019, houve um aumento de 54% em comparação com os dados de janeiro de 2018. O estado do Pará é o primeiro do ranking com áreas mais desmatadas em janeiro, com 37% do total.  O Mato Grosso tem 32%,  Roraima tem 16%,  Rondônia ficou com 8% e os estados do Amazonas e do Acre ficaram com 6% e 1%, respectivamente.

Em janeiro de 2018, não houve detecção de degradação florestal, porém, em 2019, foram detectados 11 km² de florestas degradadas. Essa degradação ocorreu nos estados do Mato Grosso (55%), Pará (27%), Amazonas (9%) e de Rondônia (9%).

Ainda de acordo com o boletim do Imazon, em janeiro de 2019, a maioria (67%) do desmatamento ocorreu em áreas privadas ou sob diversos estágios de posse. O restante do desmatamento foi registrado em assentamentos (21%), Terras Indígenas (7%) e Unidades de Conservação (5%). A Unidade de Conservação mais desflorestada foi a APA Triunfo do Xingu, com 3 km² de desmatamento. Outras áreas de conservação como, a APA do Tapajós e a Resex Verde para Sempre, também localizadas no Pará, aparecem no ranking. A Terra Indígena Ituna/Itatá, no Pará, e Aripuanã, em Rondônia e Mato Grosso, foram as que apresentaram maiores índices de desmatamento, com 4 km² e 1,5 km², respectivamente.

 

——

O Imazon é um instituto nacional de pesquisa, sem fins lucrativos, composto por pesquisadores brasileiros, fundado em Belém há 29 anos. Através do sofisticado Sistema de Alerta do Desmatamento (SAD), a organização realiza, há mais de uma década, o trabalho de monitoramento e divulgação de dados sobre o desmatamento e degradação da Amazônia Legal, fornecendo mensalmente alertas independentes e transparentes para orientar mudanças de comportamento que resultem em reduções significativas da destruição das florestas em prol de um desenvolvimento sustentável.

 

 

Veja aqui o boletim

This post was published on 28 de fevereiro de 2019

Notícias recentes

Ecoturismo: Pará ganhará nova trilha ecológica na APA Jará, em Juruti

Trilha Tucunaré será lançada no dia 20 de julho durante a campanha nacional Um Dia…

18 de julho de 2025

Amazônia terá 41 áreas protegidas no Um Dia no Parque 2025

Territórios preparam atividades para celebrar os 25 anos do Sistema Nacional de Unidades de Conservação…

18 de julho de 2025

Campanha Um Dia no Parque 2025 terá atividades em 23 unidades de conservação do Pará

Mobilização nacional convida o público a conhecer a natureza por meio da visitação desses territórios…

17 de julho de 2025

Imazon participa do MapBiomas User Summit e reforça colaboração com usuários da rede

Evento inédito reuniu comunidade de usuários para debater melhorias, ampliar parcerias e celebrar os 10…

11 de julho de 2025

Imazon apresenta uso de inteligência artificial para prever desmatamento em evento da ONU

Carlos Souza Jr. apresentou a plataforma PrevisIA durante AI for Good, um dos maiores encontros…

9 de julho de 2025

Especialistas da Pan-Amazônia avançam em estratégias conjuntas para proteger áreas úmidas

Evento discutiu priorização das áreas para a conservação e proteção Pesquisadores e pesquisadoras de países…

8 de julho de 2025