Imazon estima aumento no carbono emitido pelo desmatamento

Relatório lançado nesta quinta-feira (8) pela ONG Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia), que faz um monitoramento independente do desmatamento, aponta que 88 km² de desmatamento na Amazônia Legal foram desmatados em fevereiro – o equivalente a 55 vezes a área do Parque Ibirapuera.

O número é 41% maior que o de fevereiro de 2009, quando o desmatamento somou 62 km². A comparação, no entanto, não é exata já que a cobertura de nuvens impede o monitoramento de toda a superfície da região – em fevereiro de 2010, por exemplo, só foi possível monitorar 60%.

Além de monitorar o desmatamento, o Imazon faz também uma estimativa das emissões de gases causadores do efeito estufa liberados pela devastação.

Em fevereiro de 2010, os 88 quilômetros quadrados de desmatamento comprometeram 1,6 milhão de toneladas (com margem de erro de 382 mil toneladas) de carbono, o equivalente a 5,8 milhões de toneladas de CO2.

Isso representa um aumento 40% em relação ao mês de fevereiro do ano passado, quando o carbono florestal afetado foi de 1,2 milhão de toneladas (com margem de erro de 205 mil toneladas).

O carbono florestal comprometido pelo desmatamento no período de agosto de 2009 a fevereiro de 2010 (sete primeiros meses do atual calendário de desmatamento) foi de 16,3 milhões de toneladas (com margem de erro de 643 mil toneladas), o que representou cerca de 60 milhões de toneladas de C02 equivalente.

Em relação ao mesmo período do ano anterior (agosto de 2008 a fevereiro de 2009) houve aumento de 35% na quantidade de carbono comprometido pelo desflorestamento.

De acordo com o Imazon, o aumento relativo do carbono florestal afetado pelo desmatamento, em relação ao ano passado, foi maior que o respectivo aumento relativo do desmatamento acumulado (23%), o que indica que o desmatamento esse ano está acontecendo em áreas com maiores estoques de carbono.

This post was published on 1 de agosto de 2013

Notícias recentes

Moradores da Flota de Faro soltam mais de mil quelônios na natureza

Após meses de cuidados, os animais tiveram seu primeiro contato com as águas da área…

7 de abril de 2025

Derrubada florestal segue avançando no calendário do desmatamento

Roraima, Mato Grosso e Pará são os estados mais afetados pela devastação em fevereiro No…

27 de março de 2025

Construindo estratégias para o monitoramento da biodiversidade

Garantir a preservação de uma das regiões mais megadiversas do planeta é um dos objetivos…

25 de março de 2025

Pesquisador do Imazon participa da 9ª edição do evento Parques do Brasil

A 9ª edição do evento Parques do Brasil, do Instituto Semeia, reuniu especialistas, instituições públicas…

18 de março de 2025

Imazon participa de conferência estadual sobre meio ambiente no Pará

O evento reuniu mais de 300 participantes e definiu propostas prioritárias para a Conferência Nacional…

14 de março de 2025

Imazon participa de evento sobre gestão territorial e ambiental das Terras Indígenas Parque Tumucumaque e Rio Paru d’Este

Impacto das mudanças climáticas nas TIs é tema de discussões   A reunião do Núcleo…

27 de fevereiro de 2025