Imazon na COP-21

Iniciou nesta segunda-feira (30) a COP-21, Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, que reúne chefes de estado de todo o mundo com o objetivo de costurar um novo acordo entre os países para reduzir a emissão de gases de efeito estufa, diminuindo o aquecimento global e em consequência limitar o aumento da temperatura global em 2ºC até 2100.

A COP-21, realizada em Paris, acontece até o dia 11 de dezembro e o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) participa da programação de eventos paralelos.

 

Amazon states’ leadership on reducing deforestation and low-carbon rural development

Os Estados da Amazônia e o Brasil alcançaram uma posição de liderança em todo o planeta ao reduzirem o desmatamento na Amazônia em cerca de 80% desde 2005, com uma redução de mais de 3 bilhões de toneladas de  t/CO₂ em emissões.  Entretanto, a consolidação destes avanços e a consecução de metas adicionais ambiciosas tais como aquelas formuladas pelo Pará e Mato Grosso exigirá novas políticas e incentivos para engajar o setor privado e as comunidades locais na elaboração de uma estratégia de desenvolvimento de baixo carbono.  

Realização: IPAM, Imazon, ICV, EDF.

Data: 08 de dezembro

Local: La Bourget, Room 5

16h45 às 16h48 – Steve Schwartzman (Diretor Sênior do Programa de Florestas Tropicais e Fundo de Defesa Ambiental): Mato Grosso, Pará e Amazonas – liderança global em reduções de emissões e perfis de emissões
16h48 às 17h03 – Simão Jatene (Governador do Pará): A estratégia de desenvolvimento rural de baixo carbono do Pará – meta de redução do desmatamento até 2020, Programa Municípios Verdes, Cadeias de Valor Sustentáveis.

17h04 às 17h19 – Pedro Taques (Governador de Mato Grosso): A estratégia de desenvolvimento rural de baixo carbono do Mato Grosso – estratégia multi-setorial “Produção, Conservação e Inclusão”

17h20 às 17h30 – Laurent Micol (Diretor Executivo do Instituto Centro de Vida (ICV), Sylvain Goupille, Fundo de Investimento Especializado ‘Althelia Climate Fund’): Projeto Novo Campo de pecuária sustentável, Mato Grosso.

17h30 às 17h40Brenda Brito (Pesquisadora Associada do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia – Imazon): Moratória de Soja, Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) de Pecuária e desmatamento.

17h40 às 17h50 – André Guimarães (Diretor do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM): Implementação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e cadeias de fornecimento de commodities no Mato Grosso e Pará.

17h50 às 18h – Marina Silva (Ex-ministra do Meio Ambiente do Brasil): Acabando com o desmatamento na Amazônia: governo federal, estados, empresas e sociedade civil.

18h às 18h10 – Ken Alex (Conselheiro Sênior do Governador Jerry Brown, California) – Mercado de Carbono da Califórnia, a Amazônia e desmatamento.

 

Apresentação Plataforma MapBiomas

Iniciativa recém-lançada permite a produção de mapas e relatórios anuais da cobertura e uso da terra no Brasil em uma plataforma aberta e colaborativa. Saiba mais aqui.

Participação: Carlos Souza (Pesquisador Sênior do Imazon)

 

This post was published on 5 de dezembro de 2015

Notícias recentes

Reconhecimento internacional: pesquisador do Imazon no topo dos cientistas mais citados do mundo

Carlos Souza Jr. é reconhecido pela Elsevier e pela Universidade de Stanford entre pesquisadores com…

12 de novembro de 2024

Organizações parceiras lançam um novo programa para Terras Indígenas e Unidades de Conservação no Norte do Pará

O programa está previsto para durar 15 anos e irá contemplar os povos e organizações…

8 de novembro de 2024

Degradação da Amazônia passa dos 20 mil km² em setembro, a maior em 15 anos

Área afetada pelo dano ambiental equivale a mais de 13 vezes a cidade de São…

25 de outubro de 2024

GPA é o supermercado com maior controle da cadeia da carne para evitar desmatamento da Amazônia

Carrefour, Assaí e Cencosud Brasil também apresentam evidências de controle ambiental da cadeia de fornecedores,…

16 de outubro de 2024

Iepé e Imazon lançam novo programa com foco no Grande Tumucumaque

Parceria com o Legacy Landscapes Fund (LLF) e Nia Tero prevê 15 anos de atividades…

10 de outubro de 2024

Extração ilegal de madeira aumentou 19% na Amazônia

Dados do Simex 2024 revelam que propriedades particulares lideram ilegalidade e que ela também avança…

9 de outubro de 2024