Imazon participa da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente

facebook - Imazon participa da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambientefacebook - Imazon participa da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambientelinkedin - Imazon participa da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambientelinkedin - Imazon participa da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambientewhatsapp - Imazon participa da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambientewhatsapp - Imazon participa da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambientex - Imazon participa da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambientex - Imazon participa da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambientea2a - Imazon participa da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambientea2a - Imazon participa da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente

Instituto dialogou sobre reflorestamento e adaptação climática em Brasília

5o CNMA 1 - Imazon participa da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente5o CNMA 1 - Imazon participa da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente

A 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (5° CNMA) reuniu representantes de todo o país para debater propostas que vão ajudar na implementação da Política Nacional sobre Mudança do Clima. Após 11 anos da última edição e com o tema “Emergência Climática: o Desafio da Transformação Ecológica”, a etapa nacional é resultado de um amplo processo participativo, que envolveu 439 conferências municipais, 179 intermunicipais, 287 conferências livres e 27 conferências estaduais e distrital. 

Ao todo, as propostas foram organizadas em cinco eixos: Mitigação; Adaptação e Preparação para Desastres; Justiça Climática; Transformação Ecológica; e Governança e Educação Ambiental. As discussões dos eixos foram levadas para 50 grupos de trabalho, cada um com cerca de 40 pessoas.

“Participar da etapa nacional é fundamental para garantir que as propostas construídas com base na realidade dos territórios ganhem visibilidade e sejam incorporadas nas políticas públicas. A conferência permite que vozes da Amazônia sejam ouvidas em um momento decisivo para o enfrentamento da crise climática”, afirma Ritaumaria Pereira, pesquisadora do Imazon e representante do Instituto na etapa nacional.

O Imazon contribuiu principalmente com o Eixo II – Adaptação e Preparação para Desastres, atuando especificamente no Grupo de Trabalho Recuperação e Reflorestamento, trazendo experiências técnicas e conhecimentos voltados à recomposição de Áreas de Preservação Permanente, corredores ecológicos e pagamento por serviços ambientais.

Entre as proposições do grupo que serão usadas como base para a atualização da política, estão:

  • Fomentar a recuperação de Áreas Protegidas e ecossistemas degradados com soluções baseadas na natureza, sistemas agroflorestais, drenagem, viveiros florestais de espécies nativas, corredores ecológicos e áreas verdes, priorizando territórios vulneráveis e fornecendo assistência técnica.
  • Estabelecer e executar planos de recuperação e/ou conservação dos recursos hídricos em nascentes, áreas alagadas, áreas de recarga e reflorestamento de matas ciliares, promover o desassoreamento e acesso sustentável a água, combate à poluição e, ampliando o saneamento com fossas sépticas e sistemas de fiscalização com participação social.


“Recuperar áreas degradadas é essencial para proteger os recursos hídricos, reduzir os riscos de desastres e garantir qualidade de vida para as populações que vivem na Amazônia. É preciso integrar ciência, políticas públicas e ações locais para que o reflorestamento seja efetivo”, afirma Ritaumaria, que também integra a organização do evento.

A 5° CNMA é coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e ocorreu em Brasília entre os dias 6 e 9 de maio, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB). As propostas que vão integrar a Política Nacional sobre Mudança do Clima podem ser conferidas neste link. Já as discussões do evento podem ser assistidas aqui.

This post was published on 12 de maio de 2025

Notícias recentes

Um passo decisivo rumo ao Mosaico Norte do Pará

Povos tradicionais constroem, junto com organizações governamentais e civis, plano de trabalho para oficializar o…

23 de maio de 2025

Dia Mundial da Biodiversiade: confira 10 contribuições do Imazon para a temática na Amazônia

Instituto atua desde 1990 com produção científica voltada para a conservação e o desenvolvimento sustentável…

22 de maio de 2025

Pesquisador Beto Veríssimo será enviado especial da COP 30 para o setor de florestas

Presidência do evento escolheu 30 pessoas para o cargo, sendo 10 para regiões prioritárias e…

21 de maio de 2025

Curso “Minha Comunidade nas Redes” leva técnicas de comunicação para moradores de Juruti

Formação buscou fortalecer o protagonismo da população local na divulgação de seus territórios, saberes e…

20 de maio de 2025

Oficina fala sobre fluxos de atuação na área do desmatamento e queimadas para integrantes da região do Tapajós

Foi realizada nos dias 15 e 16 de maio, na sede das Promotorias de Justiça…

19 de maio de 2025

Desmatamento caiu em todos os biomas brasileiros em 2024

Amazônia foi o segundo bioma mais desmatado no ano passado, principalmente para agropecuária e garimpo…

15 de maio de 2025