Imazon participa de seminário sobre restauração de paisagens florestais na Amazônia

Com a atenção do mundo voltada para a Amazônia, torna-se fundamental discutir a importância da manutenção e restauração das florestas para o desenvolvimento local e para o cumprimento de compromissos globais relacionadas à amenização da crise climática. A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou o período 2021-2030 como a Década da ONU sobre Restauração de Ecossistemas. Trata-se de uma oportunidade única para a criação de empregos, a segurança alimentar e o enfrentamento da mudança climática também através dessa agenda.

A Aliança pela Restauração na Amazônia defende o papel estratégico da restauração de paisagens florestais como alternativa para geração de emprego e renda na região, aliada à manutenção da funcionalidade e produtividade dos ecossistemas naturais. Por meio de seus membros e grupos de trabalho, a Aliança pela Restauração na Amazônia atua para fornecer subsídios técnicos e articulações intersetoriais para a consolidação de um novo modelo de desenvolvimento sustentável para a Amazônia.

Neste contexto, no próximo dia 31 de outubro, no Parque Zoobotânico, Museu Emílio Goeldi, será realizado o “Seminário sobre Restauração de Paisagens Florestais na Amazônia”, com objetivo de apresentar e discutir com parceiros estratégicos de diversos setores e o amplo público alternativas para conciliar a restauração e conservação de paisagens florestais com o desenvolvimento em escala local e subnacional.

“Será um momento oportuno para debater desafios e oportunidades para dar escala a restauração de paisagens florestais na Amazônia e fortalecer a Aliança como um fórum estratégico de debates para o desenvolvimento dos estados do bioma Amazônico”, menciona Miguel Moraes, Diretor Sênior de Programas da Conservação Internacional e coordenador da Secretaria Executiva da Aliança.

O Seminário sobre Restauração de Paisagens Florestais na Amazônia, que antecederá a reunião anual da Assembleia Geral da Aliança pela Restauração na Amazônia (dia 1 de novembro, mesmo local), contará com dois grandes painéis com palestrantes de diferentes setores que abordarão os desafios, as oportunidades e as estratégias para o desenvolvimento da agenda de restauração de paisagens na Amazônia brasileira.

A pesquisadora do Imazon Andreia Pinto participará do painel que vai debater os desafios para a conservação das florestas e para a restauração de paisagens. O seminário é aberto ao público e a programação completa pode ser acessada aqui.

Evento: Seminário sobre Restauração de Paisagens Florestais na Amazônia

Local: auditório do Parque Zoobotânico, Museu Emílio Goeldi. Avenida Governador Magalhães Barata, 376. São Brás. Belém – PA.

Data: 31 de outubro

Horário: 13h às 18h

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site do evento. Serão disponibilizadas 100 vagas.

Contato: Karoline Marques – Secretaria Executiva da Aliança pela Restauração na Amazônia

(91) 99210-8085 – kmarques@conservation.org

This post was published on 21 de outubro de 2019

Notícias recentes

Desmatamento na Amazônia tem 14º mês consecutivo de redução

Derrubada da floresta de janeiro a maio foi a menor dos últimos seis anos, passando…

27 de junho de 2024

Superfície de água no Brasil voltou a ficar abaixo da média em 2023

Em extensão, Amazônia foi o bioma que mais perdeu superfície de água; proporcionalmente, Pantanal foi…

26 de junho de 2024

A um mês do Um Dia no Parque, Amazônia já tem 30 áreas protegidas com programações na campanha nacional

Territórios podem inscrever atividades até o dia 30 de junho   Faltando um mês para…

21 de junho de 2024

Empresas autorizadas a exportar carne para china descumprem especificações contra desmatamento

Novo levantamento do Radar Verde revela que as plantas frigoríficas autorizadas a exportar para China…

3 de junho de 2024

Imazon lança programa para mulheres líderes que residem no Pará

Inscrições estão abertas até o dia 2 de junho (domingo) Foto área de Belém, no…

24 de maio de 2024

Queimadas em Roraima fizeram degradação florestal ser a maior dos últimos 15 anos na Amazônia

Área afetada pelo dano ambiental chegou a 2.846 km² de janeiro a abril, a maior…

21 de maio de 2024