Neste mês, comunitários de Monte Alegre, município situado no oeste do Pará, puderam conhecer mais sobre as áreas protegidas (unidades de conservação, terras indígenas e territórios quilombolas) e sobre a função e importância dos agentes ambientais comunitários para o fortalecimento das comunidades e para a conservação do território, além de ter noções de legislação ambiental e ecologia.

As atividades fazem parte do Programa Agentes Ambientais Comunitários (PAAC), desenvolvido pelo Imazon em parceria com o Ideflor-bio (Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do estado do Pará). O programa busca, através da formação de cidadãs e cidadãos residentes, ou não, em Áreas Protegidas, contribuir para a melhoria do status de conservação do território, a redução dos conflitos socioambientais e a valorização do conhecimento tradicional. 

WhatsApp Image 2019 08 26 at 10.59.41 2 1024x498 - Imazon realiza formação de agentes ambientais comunitários em Monte Alegre

A capacitação realizada na comunidade Aldeia, em Monte Alegre, contou com a participação de moradores das comunidades Lages, Santana do Paytuna e Irerê, localizadas na Unidade de Conservação estadual Área de Proteção Ambiental (APA) Paytuna, e das comunidades Aldeia, Jaburu e Miri da região de entorno da APA. No total, cerca de 28 pessoas participaram do primeiro ciclo de capacitações. Além dos comunitários, estiveram presentes técnicos do Ideflor-bio e pesquisadores do Imazon. 

Nas próximas capacitações, que estão previstas para os meses de setembro e outubro, os comunitários aprenderão sobre educação ambiental, uso sustentável dos recursos naturais, sobrevivência na selva e primeiros socorros, monitoramento ambiental, entre outros temas.

As demais etapas do programa, previstas para o mês de novembro, envolvem ainda a elaboração do plano de trabalho (com atividades a serem desenvolvidas pelos comunitários no período de um ano) e credenciamento (formatura). Já o monitoramento do plano de trabalho e as capacitações adicionais, serão realizadas durante todo o ano de 2020.

Essa é a primeira turma de agentes ambientais comunitários de Monte Alegre, e a quinta a participar do Programa. As outras turmas estão localizadas nos municípios de Belém, Faro, Óbidos e Oriximiná. 

Imazon – O Instituto do Homem e Meio Ambiente na Amazônia é um centro de pesquisa brasileiro, fundado em 1990, que tem como missão promover a conservação e o desenvolvimento sustentável da Amazônia. Há dois anos, a instituição realiza o Programa de Agentes Ambientais Comunitários, que capacita membros de populações tradicionais para promover a educação ambiental em suas comunidades, incentivando também a participação social. Desde o início, o programa já capacitou mais de 140 comunitários.

WhatsApp Image 2019 08 26 at 10.59.41 1024x498 - Imazon realiza formação de agentes ambientais comunitários em Monte Alegre


Leia também:

APÓS DIGITAR O TEXTO, PRESSIONE ENTER PARA COMEÇAR A PESQUISAR