Imazon realizou mais um ciclo de capacitação para técnicos das Secretarias Municipais de Meio Ambiente dos municípios do Amazonas, Rondônia e Mato Grosso

16 técnicos participaram da oficina e treinamento promovidos pelo do Projeto de Fortalecimento da Gestão Ambiental na Amazônia, em Rondônia

 

 

 

Nos dias 23 e 24 de abril, o Imazon realizou a oficina Avaliação dos Marcos Regulatórios Ambientais Municipais e o treinamento em em Geotecnologia Avançada para Gestão Ambiental com ênfase no Quantum Gis, em Porto Velho, no Estado de Rondônia. As atividades fazem parte do Projeto “Fortalecimento da Gestão Ambiental na Amazônia” que é apoiado pelo Fundo Amazônia.

Durante os eventos participaram 16 técnicos das Secretarias Municipais de Meio Ambiente dos municípios de Machadinho d’Oeste, Nova Mamoré e Porto Velho, do estado de Rondônia; Boca do Acre e Lábrea, do estado do Amazonas e Juína do Mato Grosso.

O objetivo da oficina é aprimorar e compartilhar os conhecimentos sobre a implementação da gestão ambiental municipal e apresentar informações sobre avaliação dos marcos regulatórios ambientais em relação aos requisitos solicitados na Lei Complementar Nº 140/2011 e as resoluções estaduais sobre a descentralização da gestão ambiental. Já do treinamento, é aprimorar os conhecimentos dos técnicos da Secretarias no uso de geotecnologias aplicáveis à gestão ambiental, com foco na utilização do software livre Quantum GIS (QGIS) para sensoriamento remoto e mapeamento da cobertura do solo.

Adirleide Dias dos Santos, Diretora do Departamento de Gestão Ambiental e Mudanças Climáticas da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Porto Velho, parabenizou a iniciativa e destacou a relevância dos eventos que capacitaram quatro técnicos da sua secretaria. “A importância do curso para a gestão ambiental é levar e registrar informações da gestão que possibilitem fazer um mapeamento e um planejamento a médio e longo prazo, e nos dar uma ferramenta que ajuda a fazer esse monitoramento é fundamental para fortalecer a logística ambiental e sobretudo criar políticas públicas mais eficiente. Por isso, nós estamos aqui participando desse treinamento de grande valia, e estamos gostando muito. Tenho certeza que é importante trazer cada vez mais capacitações que possam melhorar a atuação dos técnicos e gestores ambientais”, completou.

O Imazon – Instituto do Homem e Meio Ambiente na Amazônia é um centro de pesquisa brasileiro, fundado em 1990, que tem como missão promover a conservação e o desenvolvimento sustentável na Amazônia.

Em 10 anos, o Imazon já capacitou mais de 680 servidores públicos para atuação na gestão ambiental de seus municípios.

This post was published on 25 de abril de 2019

Notícias recentes

Nenhum dos frigoríficos da Amazônia Legal está em conformidade com as novas políticas de exportação da União Europeia

63% das empresas possuem controle sobre os fornecedores diretos, mas nenhum controle sobre fornecedores indiretos,…

14 de novembro de 2024

Reconhecimento internacional: pesquisador do Imazon no topo dos cientistas mais citados do mundo

Carlos Souza Jr. é reconhecido pela Elsevier e pela Universidade de Stanford entre pesquisadores com…

12 de novembro de 2024

IMPA e Imazon desenvolvem IA que identifica desmatamento

O Centro Pi (Centro de Projetos e Inovação IMPA) desenvolveu, em parceria com o Imazon (Instituto do…

12 de novembro de 2024

Organizações parceiras lançam um novo programa para Terras Indígenas e Unidades de Conservação no Norte do Pará

O programa está previsto para durar 15 anos e irá contemplar os povos e organizações…

8 de novembro de 2024

Degradação da Amazônia passa dos 20 mil km² em setembro, a maior em 15 anos

Área afetada pelo dano ambiental equivale a mais de 13 vezes a cidade de São…

25 de outubro de 2024

GPA é o supermercado com maior controle da cadeia da carne para evitar desmatamento da Amazônia

Carrefour, Assaí e Cencosud Brasil também apresentam evidências de controle ambiental da cadeia de fornecedores,…

16 de outubro de 2024