As ações para a implementação da Unidade de Conservação municipal Área de Proteção Ambiental (APA) Jará, em Juruti, estão sendo retomadas pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), após paralisação das atividades presenciais motivada pela pandemia do novo coronavírus. A equipe do instituto responsável pelas ações no município passou a fazer atividades remotas, como reuniões virtuais, entrevistas via telefone com os representantes do Conselho Gestor da APA, além de outras atividades técnicas possíveis de serem executadas em home office.

“Desde março, quando as atividades de campo foram interrompidas, trabalhamos na atualização e elaboração de mapas e na adequação de estudos realizados previamente para o formato de Plano de Manejo. Também realizamos duas reuniões virtuais no final de julho com os conselheiros para comunicar a nova agenda de atividades que precisou ser adequada em razão da pandemia”, informa Renan Moura, pesquisador assistente do Imazon.

O objetivo das entrevistas foi coletar informações sobre a APA, criada durante do Seminário “Gestão Ambiental: uma década de aprendizagens e desafios”, realizado em Belém (Pará) no dia 4 de dezembro de 2019, e também observar os anseios da comunidade e as perspectivas para o futuro da localidade. A atividade é uma continuidade das ações que estavam sendo realizadas em março. Os depoimentos servirão de base para a elaboração do Plano de Manejo da APA, ou seja, o planejamento que deverá nortear a gestão da APA pelos próximos cinco anos. “Ainda chegamos a realizar três reuniões comunitárias em março e outras três estavam agendadas, mas precisaram ser canceladas por causa da pandemia”, diz Renan.

Existem atualmente impactos de degradação da natureza e na vida dos moradores do interior e entorno da APA do Jará, como o desmatamento, crescimento urbano desordenado, assoreamento dos lagos, pesca predatória, entre outros. “Espero que fique muito bem com o projeto funcionando, que a área degradada seja recuperada e o lago fique mais profundo para que possa novamente servir e abastecer a cidade, especialmente quem mora no entorno e precisa do pescado, da caça, do cultivo da mandioca, bacaba, açaí. É preciso que a APA seja colocada em prática para que aconteça o avanço na área”, disse Nadson Mendes de Oliveira, conselheiro da Associação dos Moradores do Bairro Maracanã (AMOBAM).

Conselho Gestor

O conselho é formado por representantes de órgãos públicos municipais, instituições de ensino, pesquisa e extensão, organizações não governamentais, setor produtivo, organizações de classe (produtores, agricultores, pescadores), associações de moradores e outros segmentos (região dos lagos Jará, Tucunaré, Laguinho e Curumucuri). A participação dos conselheiros é voluntária e terá duração de dois anos.

APA Jará

Para garantir a conservação de 5 mil hectares de floresta, áreas de várzea e igapós, igarapés, lagos e áreas consolidadas na área urbana de Juruti, oeste do Pará, o Imazon, a Alcoa Foundation e a Prefeitura Municipal se uniram e realizaram todas a etapas necessárias para a criação oficial de uma Unidade de Conservação. Após a criação do Conselho Gestor da APA, a próxima etapa é a elaboração do Plano de Manejo. A Unidade de Conservação tem o objetivo de garantir a proteção da biodiversidade, aumentar o potencial de geração de renda, com o incentivo do turismo de base comunitária, e ainda melhorar a qualidade de vida da população local, com a possibilidade de um novo espaço para lazer, esportes e contemplação da natureza.