Dados divulgados no último Boletim do desmatamento da Amazônia Legal do Imazon, que mostraram um aumento de 216% no desmatamento em março, se comparado com o mesmo mês no ano passado, foram amplamente divulgados na imprensa nacional, com destaque nos principais veículos do país. Publicado na segunda-feira (19), o boletim detectou que 810 km² do território amazônico foi desmatado no mês passado, o maior valor dos últimos 10 anos para março.
No mesmo dia, essas informações foram divulgadas no Jornal Hoje e na abertura do Jornal Nacional, com reportagens que contaram com a participação do pesquisador do Imazon Carlos Souza Junior.
“Nós temos, primeiramente, um processo de apropriação de terra pública em curso, que é a famosa grilagem. Então, áreas que são públicas não destinadas, são alvos, primeiro de expansão de estradas clandestinas, retirada de madeira e subsequente ocupação dessas áreas para loteamento. Pode ter ali um corredor de expansão da agricultura, mas principalmente naquele território a gente tem visto uma conversão para a pecuária”, afirmou o pesquisador ao Jornal Nacional.
Os dados também foram repercutidos no Jornal da Globo, em uma matéria que contou com uma entrevista do co-fundador do Imazon Beto Veríssimo.
“O desmatamento hoje, na Amazônia, é vinculado à invasão de florestas, à extração ilegal de madeira, à pecuária. A Amazônia toda vai pagar o preço do desmatamento“, ressaltou.
Já ao SBT Brasil, outro pesquisador do Imazon, Antonio Fonseca, alertou que o cenário é extremamente perigoso.
“Se não houver medidas efetivas, tanto de fiscalização, com a aplicação de multas, como de incentivo a outras atividades econômicas sustentáveis na região, a gente tende a atingir patamares ainda maiores“, completou.
Ainda na televisão, os dados do Imazon também foram conhecidos pelas audiências do Bom Dia Pará e Globo News, entre outras. Nas páginas online, essas informações ganharam espaços em veículos de abrangência nacional, como do Um Só Planeta, O Globo, Época, Uol e Terra, também entre outras publicações.
Foto: Felipe Werneck/Ibama
This post was published on 20 de abril de 2021
A 21º edição do Acampamento Terra Livre (ATL), maior encontro de mobilização indígena do…
Após meses de cuidados, os animais tiveram seu primeiro contato com as águas da área…
Roraima, Mato Grosso e Pará são os estados mais afetados pela devastação em fevereiro No…
Garantir a preservação de uma das regiões mais megadiversas do planeta é um dos objetivos…
A 9ª edição do evento Parques do Brasil, do Instituto Semeia, reuniu especialistas, instituições públicas…
O evento reuniu mais de 300 participantes e definiu propostas prioritárias para a Conferência Nacional…