Dados divulgados no último Boletim do desmatamento da Amazônia Legal do Imazon, que mostraram um aumento de 216% no desmatamento em março, se comparado com o mesmo mês no ano passado, foram amplamente divulgados na imprensa nacional, com destaque nos principais veículos do país. Publicado na segunda-feira (19), o boletim detectou que 810 km² do território amazônico foi desmatado no mês passado, o maior valor dos últimos 10 anos para março.
No mesmo dia, essas informações foram divulgadas no Jornal Hoje e na abertura do Jornal Nacional, com reportagens que contaram com a participação do pesquisador do Imazon Carlos Souza Junior.
“Nós temos, primeiramente, um processo de apropriação de terra pública em curso, que é a famosa grilagem. Então, áreas que são públicas não destinadas, são alvos, primeiro de expansão de estradas clandestinas, retirada de madeira e subsequente ocupação dessas áreas para loteamento. Pode ter ali um corredor de expansão da agricultura, mas principalmente naquele território a gente tem visto uma conversão para a pecuária”, afirmou o pesquisador ao Jornal Nacional.
Os dados também foram repercutidos no Jornal da Globo, em uma matéria que contou com uma entrevista do co-fundador do Imazon Beto Veríssimo.
“O desmatamento hoje, na Amazônia, é vinculado à invasão de florestas, à extração ilegal de madeira, à pecuária. A Amazônia toda vai pagar o preço do desmatamento“, ressaltou.
Já ao SBT Brasil, outro pesquisador do Imazon, Antonio Fonseca, alertou que o cenário é extremamente perigoso.
“Se não houver medidas efetivas, tanto de fiscalização, com a aplicação de multas, como de incentivo a outras atividades econômicas sustentáveis na região, a gente tende a atingir patamares ainda maiores“, completou.
Ainda na televisão, os dados do Imazon também foram conhecidos pelas audiências do Bom Dia Pará e Globo News, entre outras. Nas páginas online, essas informações ganharam espaços em veículos de abrangência nacional, como do Um Só Planeta, O Globo, Época, Uol e Terra, também entre outras publicações.
Foto: Felipe Werneck/Ibama
This post was published on 20 de abril de 2021
63% das empresas possuem controle sobre os fornecedores diretos, mas nenhum controle sobre fornecedores indiretos,…
Carlos Souza Jr. é reconhecido pela Elsevier e pela Universidade de Stanford entre pesquisadores com…
O Centro Pi (Centro de Projetos e Inovação IMPA) desenvolveu, em parceria com o Imazon (Instituto do…
O programa está previsto para durar 15 anos e irá contemplar os povos e organizações…
Área afetada pelo dano ambiental equivale a mais de 13 vezes a cidade de São…
Carrefour, Assaí e Cencosud Brasil também apresentam evidências de controle ambiental da cadeia de fornecedores,…