Foto: Felipe Werneck/Ibama
O portal O Eco publicou reportagem sobre os dados do último Boletim do Desmatamento divulgado pelo Imazon. Os dados são do Sistema de Alerta de Desmatamento do instituto, que faz o monitoramento da floresta via satélite. O desmatamento continua alto na Amazônia. Em setembro, a estimativa é que 802 quilômetros quadrados (km²) foram derrubados em 30 dias. Houve um aumento de 80% de desmatamento em relação ao mesmo mês de 2018, quando foram derrubados 444 km².
“Os meses iniciais da estação de desmatamento são os que geralmente mais contribuem para a taxa anual de desmatamento. Portanto, é importante impor um controle mais intenso nesse período. A área de alerta de desmatamento detectada pelo SAD de agosto a setembro de 2019 aponta um aumento de 71% em relação ao mesmo período no ano anterior. Isso significa que o ritmo do desmatamento está maior no início dessa nova estação”, explica Carlos Souza Jr, pesquisador do Imazon e coordenador do SAD.
Leia a reportagem completa aqui.
This post was published on 7 de novembro de 2019
Novembro teve alta de 41% nas áreas desmatadas e 84% nas degradadas A Amazônia teve…
Plataforma indica as áreas sob ameaça de derrubada para ajudar a mantê-las em pé Se…
Formação terá como professores pesquisadores que atuam há mais de 30 anos com o tema…
Em sua 3ª edição, evento vai reunir 30 palestrantes em torno do tema Ancestralidade Coletiva.…
Fogo fez degradação acelerar e chegar à média de 10 mil campos de futebol afetados…
Evento combinou palestras inspiradoras e programação cultural; participaram lideranças do movimento indígena, pesquisadores e autoridades.…